Folha Vitória Anvisa recebe pedido de autorização para testes da vacina russa no Brasil

Anvisa recebe pedido de autorização para testes da vacina russa no Brasil

A solicitação para testes da vacina Sputnik V foi realizada pelo laboratório União Química

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Na última terça-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido de autorização de pesquisa clínica em fase 3 para a vacina russa Sputnik V. O imunizante já começou a ser aplicado na população da Argentina.

A solicitação foi apresentada pelo laboratório União Química. Com o pedido, a agência reguladora brasileira tem até 72 horas para analisar o protocolo de pesquisa.

A solicitação se refere à realização de pesquisa clínica com seres humanos. A autorização da Anvisa é obrigatória para pesquisas que tenham como foco o futuro registro de uma vacina ou medicamento.

As informações como o número de voluntários e locais em que a vacina Sputnik V será testada estão nos documentos apresentados à Anvisa e serão analisadas pelos técnicos do órgão regulador.

A vacina Sputnik V foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, ligado ao governo russo, e financiada pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF). As autoridades da Rússia garantem, com base nos dados do resultado de 20 voluntários na terceira fase de testes, que a vacina tem 92% de eficácia. 

*Com informações do Portal R7!

Últimas