Folha Vitória App gratuito do Carnaval de Vitória que dará prêmios aos foliões será lançado na segunda

App gratuito do Carnaval de Vitória que dará prêmios aos foliões será lançado na segunda

Aplicativo é o primeiro do Brasil que dará prêmios aos foliões durante o Carnaval com dinâmicas virtuais

Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Viva Samba
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Aplicativo Viva Samba será lançado na segunda-feira

E para o Carnaval de Vitória 2022, muitas novidades! Uma delas é o aplicativo para os foliões capixabas e turistas, que ganharão prêmios por meio de dinâmicas virtuais. O 'Viva Samba' será lançado na próxima segunda-feira (4).

O aplicativo é uma iniciativa da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e Liga Independente do Grupo de Acesso do Espírito Santo (Liga-ES) com recursos da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES).

Depois de um ano sem levar o que há de mais lindo para o público, as escola de samba já estão trabalhando pesado para retornar ao Sambão do Povo no próximo ano. E como atrativo, além dos desfiles incríveis, o aplicativo que será o oficial do Carnaval de Vitória. 

Além do conteúdo, o Viva Samba irá distribuir recompensas a sambistas engajados e dar visibilidade ao trabalho de empreendedores capixabas que participam das agremiações do Espírito Santo.

Entenda os recursos do aplicativo

>> Carnaval 2022 - É o espaço de informações sobre os desfiles do próximo Carnaval de Vitória. Sambas, ordem de desfiles e os enredos, que podem ser avaliados com estrelas pelos usuários. O espaço também receberá o regulamento do Carnaval, justificativas, roteiros e informações de ingressos.

>> Viva Pontos - É o programa de fidelidade com as escolas de samba do Espírito Santo. O usuário junta pontos visitando a escola ou em ações no digital, e pode trocar por recompensas, como produtos, descontos e fantasias.

>> Novidades - As notícias sobre o Carnaval de Vitória e as escolas do Espírito Santo serão divulgadas no espaço de novidades.

>> Faisão de Ouro - A tradicional premiação do Carnaval vai contar com uma votação popular exclusivamente no aplicativo. Além disso, os usuários poderão conferir os ganhadores da votação e indicados pelo Júri Oficial.

>> Agenda do Samba - Todos os eventos e ensaios das escolas de samba reunidos em uma agenda única para ninguém ficar por fora das programações.

>> Viva Play - O usuário poderá conferir a discografia completa do Carnaval de Vitória, além de vídeos de desfiles, documentários e o trabalho de músicos capixabas que também fazem o show acontecer fora do Sambão do Povo.

>> Mural do Samba - Esse será o espaço de troca de mensagens sobre o Carnaval de Vitória. As páginas das escolas de samba também contam com o recurso de mensagens.

>> Compre do Sambista - É o marketplace que reúne os empreendedores locais que fazem parte das escolas de samba do Espírito Santo.

>> Escolas de Samba - Quem é fã das escolas de samba vai encontrar conteúdos e recursos exclusivos na página das escolas de samba.

>> Lojinha - Os foliões poderão comprar produtos exclusivos do Viva Samba com ilustrações e frases que são marcantes nas escolas de samba.

>> Central de Ajuda - É o espaço de suporte sobre o aplicativo.

>> Avalie o aplicativo - Lugar onde os usuários poderão dar opinião e sugestões. 

Para baixar o app

Disponível na Apple Store (iOS) e Google Play (Android), o aplicativo é gratuito. 

O objetivo é que a plataforma se torne uma ponte no relacionamento das escolas de samba com o público e um ponto de encontro para informações do Carnaval de Vitória.

“Esse aplicativo é criado por pessoas que amam, vivem e estudam o Carnaval de Vitória. Para chegarmos ao resultado, conversamos com o nosso público para explorarmos problemas que a gente poderia resolver com o app. Um exemplo é que existe uma cultura das escolas receberem muitos pedidos de fantasias, ingressos, camisetas, e na prática essas são as principais fontes de renda das agremiações", disse Edson Guidoni, um dos idealizadores do projeto. 

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Edson e Armando são os idealizadores do projeto do Viva Samba

Há 15 anos atuando na cobertura do Carnaval de Vitória com conteúdos sobre as escolas de samba do Espírito Santo, o professor Armando Chafik, criou, junto com Guidoni, o aplicativo que será um diferencial nos dias de folia dos capixabas. 

Para o presidente da LIESGE, Edson Neto, o aplicativo será mais uma importante ferramenta para divulgação do carnaval. 

"Tenho certeza que as agremiações, assim como os sambistas, vão ficar muito entusiasmados com as interações disponíveis no aplicativo, como curtir o samba da sua escola de coração, entender o enredo desenvolvido e até ser jurado na hora do desfile. O Viva Samba, importante veículo do Carnaval Capixaba, agora estará na palma da mão dos foliões, trazendo as últimas novidades e contribuindo para o crescimento dessa festa maravilhosa que é o desfile das escolas de samba".

Programa de fidelidade com recompensas

Um dos grandes diferenciais do aplicativo é o Viva Pontos. Trata-se de um programa de fidelidade com as escolas de samba. 

O recurso tem o objetivo de incentivar a participação de sambistas em iniciativas das escolas de samba através do incentivo para juntar pontos e trocar por recompensas como ingressos, produtos, descontos e fantasias.

"Com o Viva Pontos, um dos recursos do app, a gente estimula o engajamento do público com os eventos e ações das escolas e elas podem retribuir com as recompensas para quem de fato esteve presente", explica Guidoni.

Para ganhar os pontos, o usuário deve escolher a campanha que vai participar e conferir as regras. 

Em quadras e eventos, as escolas de samba terão representantes para validarem a pontuação do usuário mostrando um QR code. Ao ler o QR code no celular, o usuário recebe os pontos na hora e pode consultar o extrato de pontos em cada campanha/escola de samba.

Pontuação das escolas de samba no app

Na campanha da MUG, por exemplo, os foliões ganham 20 pontos a cada visita à quadra. Como recompensas, os usuários poderão trocar os pontos por 10% de desconto na fantasia, ingressos para eventos na quadra e até fantasia gratuita para desfilar em 2022. Para alcançarem o último prêmio, a escola também vai distribuir pontos em ações de conteúdo nas redes sociais.

No Pega no Samba os foliões acumulam 100 pontos a cada R$ 100 gastos no bar em eventos realizados na quadra da escola. Os usuários podem trocar os pontos acumulados em camisetas do enredo e fantasias para desfilar em 2022.

Além de MUG e Pega no Samba, outras escolas já estão se organizando para lançarem as campanhas no Viva Pontos. Cada agremiação participante define as regras e recompensas de acordo com seus objetivos.

Marketplace de empreendedores locais

No aplicativo, o recurso Compre do Sambista reúne o trabalho de empreendedores das escolas de samba em um único local com o objetivo de facilitar e fomentar a economia do mundo do samba.

Os usuários vão encontrar a confeitaria da baiana, a lanchonete do intérprete, a loja da passista e os diversos negócios criados por sambistas. 

O app conta com um formulário para que novos empreendedores publiquem as empresas gratuitamente. Através de notificações, os usuários receberão sugestões de empresas e segmentos do marketplace para conhecer.

Interação durante os desfiles no Sambão

Para os que amam e assistem aos desfiles no Sambão do Povo e sentem falta da explicação, que sempre acontecem na TV, poderá contar com o aplicativo dessa vez para não ficar 'perdido'

O app enviará notificações no início de cada desfile com um roteiro completo explicando cada ala e alegoria que atravessará a avenida do samba. Os foliões também poderão acompanhar a letra do samba-enredo e ficha técnica das agremiações com o nome dos profissionais envolvidos em cada desfile.

Além das informações dos desfiles, o aplicativo também contará com o recurso interativo Jurado Folião, onde os usuários poderão “brincar de ser jurado” avaliando cada quesito durante os desfiles!

O recurso e os resultados não terão interferência no resultado final do Carnaval.

Premiação do Carnaval no app

Desde 2008, o Troféu Faisão de Ouro premia as personalidades e agremiações que se destacaram na avenida do Carnaval de Vitória em premiação promovida pelo site Viva Samba. 

Para 2022, o aplicativo Viva Samba será a plataforma exclusiva de votação do Júri Popular.

Além da tradicional votação do público, o Faisão também conta com um Júri Oficial. O resultado será publicado no site da premiação dias após o desfile. Uma live no YouTube do Viva Samba vai revelar os ganhadores do Júri Popular e serão entregues os troféus dos ganhadores do Júri Oficial.

Últimas