Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Associação doa coletores de lâmpadas a comerciantes do Mato Grosso

Reciclus quer ampliar adesão do comércio mato-grossense como ponto de coleta e evitar o descarte no lixo comum

Folha Vitória|

As lâmpadas fluorescentes estão sendo substituídas rapidamente pelo LED, mas é preciso atenção para o descarte desses resíduos que, por conterem mercúrio, demandam um fluxo específico na coleta e a destinação correta. A logística reversa de lâmpadas é a saída para evitar tanto o descarte no lixo comum quanto problemas ambientais, como a contaminação do solo, da água e, em grandes quantidades, até das pessoas. No Brasil, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, já deu a destinação correta a mais de 24,9 milhões de lâmpadas.

A Associação quer aproveitar a proximidade entre o comércio e os consumidores para conscientizar o público e estimular o descarte correto. Para tanto, vai instalar gratuitamente coletores em estabelecimentos comerciais de 11 municípios do Mato Grosso: Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Nova Olímpia e Sorriso.

Atualmente, a Reciclus conta com 3.306 pontos de entrega em estabelecimentos comerciais em 747 municípios de todas as regiões do país. Qualquer varejista ou comércio aberto ao público, preferencialmente do segmento de supermercados e lojas de material de construção, pode ter um coletor Reciclus gratuitamente, e recebe da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta.

Ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

Publicidade

Os comerciantes que desejarem aderir ao programa Reciclus e instalar pontos de entrega em seus estabelecimentos podem obter mais informações pelo telefone (11) 98469-1113 ou pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.