Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atividades físicas e academias passam a ser consideradas serviços essenciais no ES

No entanto, diante de novas características ou novas evidências epidemiológicas no comportamento da doença, a secretaria de Estado da Saúde fica autorizada a atualizar as medidas qualificadas para disciplinar o uso

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A prática de atividades de exercícios físicos e academias passam a ser consideradas atividades essenciais no Espírito Santo. A decisão foi publicada pelo governador, Renato Casagrande, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13). No entanto, esses estabelecimentos deverão seguir as normas estabelecidas pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Diante de novas características ou novas evidências epidemiológicas no comportamento da doença, a Sesa está autorizada a atualizar as medidas que disciplinam tipo, local, quantidade de participantes e protocolos a serem respeitados pelos prestadores de serviço.

Em caso de risco extremo ou iminência de colapso sanitário, as atividades de que tratam esta Lei poderão sofrer restrições temporárias.

Perda de clientes

Publicidade

A pandemia de covid-19 refletiu imediatamente no funcionamento de academias. Durante o período de decretos estaduais que restringiram a circulação de pessoas, a atividade foi uma das primeiras a ser suspensa. 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, junto com as micro e pequenas empresas, revelou o impacto da pandemia no segmento. A pesquisa é nacional, mas reflete a realidade vivida aqui no Espírito Santo.

Publicidade

Segundo o empresário e presidente da Associação de Academias do Espírito Santo, Carlos Andrião, a pandemia fez com que o número de funcionários e clientes caísse. 

“Se você reduz o número de atendimento, infelizmente você também tem que reduzir o quadro de funcionários. Hoje, temos menos de 50% dos funcionários”, disse.

Em maio deste ano, as academias de ginástica do Brasil estavam com redução de 52% de usuários. Além das academias, setores como logísticas, transporte, turístico e setor de beleza também tiveram sua redução.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.