Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atletas de fim de semana sofrem mais riscos de lesão

Luxação, tendinite, contusão, entorse e distensão muscular são as lesões mais comuns que acometem as pessoas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A prática de atividade física para saúde e bem-estar é unanimidade. Porém, essa afirmação não é verdadeira quando se trata do chamado atleta de fim de semana. Essas pessoas que costumam correr somente aos sábados ou jogar futebol somente aos domingos correm o risco de sofrerem com contusões e lesões musculares.

O joelho, geralmente, é o mais sobrecarregado, más entorses, lesões no pé, ombro, coluna, tendinites e lesões musculares também são comuns em quem pratica esporte apenas uma vez por semana.

A fisioterapeuta Julianne Magalhães alerta que é importante que a frequência de atividades físicas seja de, pelo menos, três vezes na semana, tanto para surtir efeitos benéficos para a saúde, bem-estar e perda e manutenção de peso, quanto para minimizar lesões. “As lesões causadas por atividades só nos fins de semana são provocadas pela falta d e condicionamento físico”, explica.

De acordo com a fisioterapeuta Rute Lane de Barros, é comum o atleta de fim de semana se queixar durante a semana de dores musculares e sinta dificuldade de andar, agachar, além de sentir membros, como braços e pernas mais “pesados”. Segundo Julianne toda atividade física deve ser acompanhada por um profissional habilitado, que irá traçar um plano de condicionamento físico. "É interessante intercalar exercícios físicos que melhoram a parte cardiorrespiratória, de fortalecimento muscular e pilates, que resultarão no ganho e no aumento da resistência física e da massa magra, proporcionando ao indivíduo um equilíbrio muscular”, conclui.

Publicidade

As lesões mais comuns

Luxação – deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. É mais comum no ombro.

Publicidade

Tendinite - resposta inflamatória a um micro trauma de um tendão. É mais comum em quem faz esforço físico repetitivo, por falta de alongamento, fortalecimento muscular e ausência de orientação nos treinos.

Contusão – geralmente é causada por um trauma direto que provoca dor, inchaço e rigidez, podendo ser classificada como leve, moderada ou grave.

Publicidade

Entorse - lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. São mais comuns no tornozelo e no joelho.

Distensão muscular – acontece quando há ruptura das fibras musculares causada por esforço ou estresse muscular.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.