Folha Vitória Aumento de casos eleva ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19; taxa chegou a 84%

Aumento de casos eleva ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19; taxa chegou a 84%

A última vez em que essa taxa havia passado dos 80% foi em julho, quando a pandemia atingiu seu pico no estado

Folha Vitória
Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O aumento expressivo no número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo tem pressionado o sistema público de saúde do estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com covid-19 chegou a 84,05% nesta segunda-feira (9) — maior taxa desde julho.

A informação consta no Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, da Sesa. Atualmente, o Estado possui 395 leitos de UTI exclusivos para a doença disponíveis à população. Segundo o painel, 332 estão ocupados. Já a taxa de ocupação das vagas de enfermaria destinadas para pacientes com a doença está em 68,42% — 260 das 380 vagas estão preenchidas.

A maior ocupação acontece na Grande Vitória, onde 92,14% dos leitos de UTI Covid-19 já estão com pacientes. Na região central do estado, a ocupação é de 83,33%; no sul, de 67,21%; e no norte, 43,33%.

Dos hospitais no estado que estão com leitos de terapia intensiva para covid-19 disponibilizados à população, seis estão com as vagas totalmente preenchidas, segundo o painel da Sesa: Silvio Avidos, em Colatina (11 leitos); Evangélico de Vila Velha (10); Infantil de Vitória (7); Santa Casa de Vitória (5); Vila Velha Hospital (40); e Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim (1).

Maior taxa desde julho

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com coronavírus chegou à casa dos 80% no domingo (8), quando o índice foi de 80,86%. A última vez em que essa taxa havia passado dos 80% foi em julho, quando a pandemia atingiu seu pico no Espírito Santo.

Entretanto, diferente de quatro meses atrás, atualmente o Espírito Santo possui 320 leitos de terapia intensiva com potencial para atender pacientes infectados com o coronavírus, mas que foram disponibilizados para atender outras enfermidades. Dessa forma, considerando os 715 leitos de UTI Covid-19 em potencial no Espírito Santo, a taxa de ocupação cai para 46,43%.

Últimas