Folha Vitória Baixas temperaturas são convite para curtir o frio de Domingos Martins

Baixas temperaturas são convite para curtir o frio de Domingos Martins

Com queda de até 60% no turismo capixaba, restaurantes e pousadas ficaram vazios na pandemia. Mas agora, com o início do inverno e o avanço da vacinação, a expectativa é que os empreendimentos voltem a receber clientes

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Baixas temperaturas são um convite para que ama o inverno 

Com a chegada do inverno, o movimento em Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo começou a aumentar e as temperaturas baixas são um  convite para os apaixonados pelo inverno. 

Por conta da pandemia da covid-19, eventos foram suspensos na cidade, que tem aproximadamente 34 mil habitantes. A suspensão complicou o município, já que o turismo é a fonte de renda de muitas famílias. 

"Os nossos clientes sumiram, então foi realmente muito difícil. Nós tivemos que dispensar funcionários e rever salários. São coisas que a gente não queria, mas tivemos que fazer", lamentou o dono de pousada, Aguinaldo Rios Rangel. 

Com a queda de até 60% no turismo capixaba, restaurantes e pousadas ficaram vazios na pandemia. Agora, com o início do inverno e o avanço da vacinação, a expectativa é que os empreendimentos voltem a receber clientes.

Procedimentos para retomada

Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Etringer Lopes Ewald, os estabelecimentos precisam se comprometer na segurança e prevenção contra o novo coronavírus. 

"Estamos trabalhando para a retomada da atividade turística, mas de forma responsável, consciente e segura. As atividades são muito importantes para o nosso município. O empreendimento para participar precisa estar regular no cadastro 'Selo de Turismos Responsável', no qual ele concorda em seguir os protocolos de higiene e segurança contra a covid -19", explicou Rejane. 

Além disso, a secretária destacou a importância dos turistas também respeitarem as orientações. "O turista que vem nos visitar precisa seguir os protocolos, usar máscara e evitar aglomerações", frisou ela. 

A retomada, de acordo com o presidente do Sindihoteis-ES, Atilla Miranda Barbosa, já está refletida na ocupação dos hotéis e pousadas, principalmente nos finais de semana.

"A ocupação em média do final de semana gira em torno de 70%, 80%. Acreditamos que com o inverno a gente tenha uma procura maior", disse. 

Com mais turistas na cidade, outras atividades econômicas se beneficiam, de acordo com o presidente da Convention Montanhas Capixabas, Leandro Carnieli. 

"Já trouxemos para essa região o início das atividades econômicas. Restaurantes, hotéis e pousadas sofreram demais, agora caminhamos para sair desse grande problema", comemorou Leandro Carnieli. 

Motivos para conhecer a região Serrana não faltam. "Capixaba pensa o que: esfriou, Domingos Martins, Pedra Azul, região das montanhas, um lugar arborizado, com clima de inverno, na pegada de Gramado", pontuou a empresária Priscila Porto.

Para os moradores, a cidade dispensa elogios. "Aqui é um município maravilhoso, com um povo maravilhoso. Estou aqui convidando para conhecer nossa bela cidade", convidou Aguinaldo Rios Rangel. 

Confira alguns registros de Domingos Martins: 

*Com informações da TV Vitória / Record TV 

Últimas