Folha Vitória Baleias encontradas mortas em praias da Grande Vitória foram removidas neste domingo

Baleias encontradas mortas em praias da Grande Vitória foram removidas neste domingo

Uma havia sido encontrada em Guarapari e outra na Serra

Folha Vitória
Foto: Divulgação/Instituto Orca
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

As duas baleias encontradas mortas em praias da Grande Vitória foram removidas neste domingo. A primeira a aparecer foi um um filhote de aproximadamente 3,5 metros de comprimento, encontrado morto em uma região de pedras em Carapebus, na Serra. A notificação ao Instituto Orca ocorreu por volta das 15 horas deste sábado (01).

A outra baleia, também do tipo Jubarte, foi encontrada morta logo pela manhã de sábado, na Praia da Areia Preta, no Centro de Guarapari. Logo após a descoberta, equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local juntamente com representantes do Instituto Orca e da CTA – Serviços em Meio Ambiente.

Segundo a Prefeitura da Serra, a carcaça do animal foi removida do local para ser enterrado em um local adequado. Em Guarapari, seguindo orientações do  Instituto Orca, o corpo da baleia foi rebocado para alto mar, onde servirá de alimento para outras espécies. 

De acordo com o diretor e pesquisador do Instituto Orca, Lupércio Barbosa,  encontrar animais encalhados nesta época do ano é comum, devido ao movimento migratório para reprodução. Além dos dois animais encontrados neste sábado, Lupércio acredita que o número deve aumentar até o final da temporada de reprodução. "Sempre nessa época do ano, período de migração, os animais atravessam o mar da região sul para a zona tropical. Estamos só no começo do período. Até outubro ou novembro, outros casos como esse deve se repetir", ressalta. 

Últimas