Folha Vitória Banho quente e pouca exposição ao sol enfraquecem o cabelo, diz especialista

Banho quente e pouca exposição ao sol enfraquecem o cabelo, diz especialista

Além disso, a baixa umidade do ar, também contribui para que os fios fiquem mais danificados e necessitem de mais cuidados

Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Você sabia que o a queda de cabelo é mais comum durante algumas estações do ano? No inverno, por exemplo - estação em que as pessoas costumam tomar banhos quentes e demorados e têm pouca exposição ao sol - os fios podem ficar mais fracos e demorar mais para crescer. 

Com a baixa umidade do ar, também é comum que os fios fiquem mais danificados. Por isso, para manter os cabelos saudáveis e bonitos neste período, é preciso ter ainda mais cuidados com os fios, com a alimentação e tratar os cabelos de forma adequada.

“O inverno é uma época em que os hábitos costumam mudar bastante. As pessoas acabam comendo mais besteiras, a exposição ao sol é menor e até aumenta-se o uso de secador, porque ninguém quer ficar com cabelo molhado em épocas mais frias. Tudo isso pode interferir nos cabelos, pele e unhas”, afirma a farmacêutica Olga Martins.

Segundo ela, é importante manter uma alimentação equilibrada que inclua frutas, legumes, carne vermelha, peixe e produtos integrais, pois repõem as vitaminas e nutrientes necessários para o corpo. Olga também sugere que ao lavar o cabelo, opte por lavá-los na pia com água fria. 

“A água quente é inimiga dos fios, pode deixar o cabelo ressecado e ainda promover efeito rebote em seguida, fazendo com que a produção de óleo no couro cabeludo aumente, contribuindo para a sua queda”, conta.

Bons produtos podem ajudar a evitar quedas de cabelo

De acordo com a farmacêutica, além desses cuidados, para evitar a queda dos cabelos é interessante investir nos produtos especialmente desenvolvidos para isso, como shampoos, cremes, tônicos e suplementos fortalecedores. 

“Esses produtos específicos combinam substâncias que vão estimular o couro cabeludo, fortalecer os fios e, consequentemente, minimizar a queda e potencializar o desenvolvimento do cabelo”, afirma. 

Olga reforça, no esntanto, que os produtos para este fim ajudam muito na saúde dos fios, mas orienta que em caso de queda capilar muito grande, é necessário procurar um médico especialista.

Veja abaixo alguns dos produtos indicados pela especialista:

Piil Food Exy

“É um complexo formado por vitaminas e aminoácidos que participam do desenvolvimento do cabelo, da estrutura da pele e das unhas. Favorece o crescimento capilar, evita a queda de cabelo, fortalece as unhas e melhora o aspecto geral da pele. Além disso, melhora o sistema imunológico e proporciona mais disposição”, disse. 

Possui em sua fórmula biotina, Colágeno; Vitamina E; Cisteina, Vitamina B2, Pantotenato de Cálcio, Metionina, Vitamina B6, Cistina e Exsynutriment.

Silício Orgânico - Exsynutrimet

É um dos componentes mais importantes para o cabelo, para o couro cabeludo e para as unhas. Essencial para a produção de colágeno no tecido conjuntivo. Sua concentração diminui com a idade contribuindo para a desestruturação da derme. É importante para a obtenção dos fios com brilho sendo a sua ação ligada à do cálcio.

Tônico capilar

“Estimula o couro cabeludo, fortalecendo os fios e minimizando a queda capilar. Possui em sua fórmula minoxidil, jaborandi líquido e Bioex Capilar, agentes que contribuem para cabelos mais saudáveis”, afirma.

Últimas