Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brincadeiras são importantes para a formação cerebral das crianças. Entenda

Uma pesquisa realizada em dez países revelou que 6% das crianças não costumam brincar ao ar livre. Profissionais capixabas alertam que as brincadeiras também fazem parte do desenvolvimento dos pequenos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em meio a um mundo tecnológico, as crianças têm preferido as telas de smartphones, tablets e computadores à brincarem ao ar livre. Foi o que revelou uma pesquisa realizada em dez países com 12 mil pais de crianças entre 5 e 12 anos. 

Metade dos responsáveis entrevistados disseram não ter tempo para brincar ao ar livre com os filhos. Cerca de 84% das crianças chegam a brincar duas horas por dia, 40% costumam brincar por menos de uma hora e 6% delas não costumam brincar ao ar livre. 

A pesquisa chama atenção, pois a brincadeira, além de ser uma opção saudável de entretenimento para as crianças, também contribui para o desenvolvimento delas.

A psicóloga especialista em crianças e educadora parental da Upuerê Educação Infantil, Talita Espíndula, explica que as brincadeiras trazem diversos benefícios para os pequenos. 

Publicidade

“Pode parecer algo simples, mas através do brincar que as crianças encenam o que estão aprendendo sobre o mundo, elaboram suas dúvidas e angústias, aumentam a capacidade de explorar, criar novas ideias e faz com que se comuniquem melhor. Durante esta fase de pandemia, em que as famílias passam mais tempo em casa, os pais que brincam com os filhos têm a oportunidade de melhorar a relação entre eles”, afirma Talita.

Brincar ajuda no desenvolvimento cerebral

A pediatra Karoliny Veronese, que também atua na Upuerê Educação Infantil, afirma que cerca de 30 minutos de brincadeiras por dia já contribui para o desenvolvimento cerebral das crianças. 

“Mesmo por conta da pandemia impossibilitar por vezes as brincadeiras ao ar livre, brincar em casa também vale. É importante adequar a diversão para a idade das crianças. Assim, é possível desenvolver capacidades, como a atenção, memória e imaginação. Nesse tempo, os eletrônicos devem ser deixados de lado. Desse modo, pais e filhos ganham, pois é um momento de aliviar o estresse dos adultos e as crianças se desenvolvem. O melhor é que também é possível criar boas lembranças para o resto da vida”, explica a especialista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.