Folha Vitória Câmara da Serra incentiva 'autoexame' da próstata e faixa vira piada na Serra

Câmara da Serra incentiva 'autoexame' da próstata e faixa vira piada na Serra

Erro em cartaz durante campanha do "Novembro Azul" chamou a atenção dos moradores e viralizou nas redes sociais. Câmara substituiu faixa e disse que foi erro da gráfica

Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Twitter
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Uma faixa colocada pela Câmara Municipal da Serra durante a campanha do "Novembro Azul", mês de combate ao câncer de próstata, acabou virando motivo para piada nas redes sociais.

Isso porque o cartaz convocava os homens da cidade a fazerem o "autoexame" da próstata como forma de prevenção ao câncer.

O médico urologista Rodrigo Coutinho esclarece que diferentemente do câncer de mama, para identificar a doença na glândula masculina não há recomendações médicas para o autoexame. 

"O autoexame não pode ser realizado quando falamos sobre próstata. Para a identificação e prevenção da doença, o exame deve ser realizado pelo médico urologista. A procura para realização do exame deve começar a partir dos 45 anos", explicou o médico.  

O que diz a Câmara da Serra? 

A Câmara Municipal da Serra admitiu o erro na faixa da campanha e informou que o cartaz foi substituído na´ última sexta-feira (5).  

"A Câmara Municipal da Serra informa que houve um equívoco na informação, por uma falha na gráfica, e a devida correção foi feita na última sexta-feira (5). E reforça a importância da campanha Novembro Azul, que alerta sobre os cuidados necessários à saúde do homem", disse por meio de nota.  

Câncer de próstata: Entenda a importância dos exames preventivos

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

De acordo com pesquisas publicadas pelo Instituto Oncoguia, um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

 Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 60 mil novos casos da doença para o ano de ano de 2022.

Para reafirmar a importância dos exames preventivos, a campanha Novembro Azul tem como objetivo principal conscientizar a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata.

De acordo com especialistas, é fundamental quebrar o mito do super-homem, que faz com que muitas pessoas do sexo masculino negligenciem a saúde.

Entenda a importância dos exames de rotina para prevenir o câncer de próstata

Segundo pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), a detecção precoce do câncer de próstata pode aumentar em até 90% as chances de cura.

“É indispensável a realização dos exames preventivos. Os homens, principalmente aqueles que têm 45 anos ou mais e fazem parte do grupo de risco, precisam fazer o exame de dosagem de PSA e o toque retal, para segurança da sua saúde. É importante destacar que pacientes diagnosticados no estágio inicial da doença possuem uma chance bem maior de cura”, reforça Vitor Fiorin, oncologista.

Quais são os principais sintomas da doença?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata, em estágio inicial, tem uma evolução silenciosa, dessa forma, muitos homens não chegam a apresentar nenhum sintoma. Por isso, a realização dos exames preventivos é essencial para detectar a doença.

Na fase inicial, a doença pode apresentar sinais como:

- dificuldade de urinar;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite.
Em estágio avançado, pode provocar:
- dor óssea;
- sintomas urinário

Em casos mais graves:

- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal  

Últimas