Folha Vitória Camburi terá nova ciclovia em concreto, mais arborizada e mais segura

Camburi terá nova ciclovia em concreto, mais arborizada e mais segura

O novo trajeto – em construção na primeira baia de estacionamento (píer de Iemanjá) – evita a proximidade dos ciclistas com a primeira faixa da avenida

Folha Vitória
Foto: Divulgação Semohab
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Com o objetivo de aumentar a acessibilidade e a segurança dos pedestres e ciclistas que usam o calçadão de Camburi, a Prefeitura de Vitória está realizando uma obra de readequação do trajeto da ciclovia no início da orla, no primeiro bolsão de estacionamento, e a troca de todo o piso (de asfalto para concreto) ao longo da via exclusiva para ciclistas na orla.

Além disso, um outro ponto positivo é o aumento das áreas verdes, com um ganho de 2 mil m², passando dos atuais 11 mil m² para 13 mil m², entre arborização, paisagismo rasteiro e grama ao longo de toda a praia. Oitenta novas árvores serão plantadas ao longo do calçadão de Camburi, ampliando o sombreamento e o conforto térmico para os ciclistas e pedestres no calçadão.

O novo trajeto – em construção na primeira baia de estacionamento (píer de Iemanjá) – evita a proximidade dos ciclistas com a primeira faixa da avenida, por onde circulam os ônibus.

"Ao final das obras, a ciclovia e o calçadão ficarão distantes das faixas de veículos, com o bolsão de estacionamento entre elas, assim como nos demais bolsões da praia. As alterações só trazem vantagens, pois a ciclovia será completamente nivelada, atendendo às normas técnicas em vigor. O serviço será concluído ainda neste mês de dezembro", disse o secretário de Obras e Habitação, Weverton Moraes.

Piso

Uma outra mudança significativa em todo o trecho do calçadão será a substituição do piso em asfalto pelo de concreto, o que aumenta a durabilidade e o conforto térmico, pois ele irradia menos calor que o asfalto. O acabamento da via também melhora com o uso do concreto, em função da dificuldade de aplicação do asfalto em áreas reduzidas. Esta mudança acontecerá nos cinco mil metros da ciclovia.

A conectividade da sinalização da ciclovia da praia com todos os bairros também está sendo tratada nesta obra de reforma ao longo de toda a avenida Dante Michelini. Faixas vermelhas serão pintadas em todas as travessias semaforizadas, além de criar rampas exclusivas para os ciclistas, tanto no canteiro central como na calçada do outro lado da praia, tudo em conformidade com resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Últimas