Folha Vitória Cariacica comemora 130 anos com tradicional encontro de bandas de congo online

Cariacica comemora 130 anos com tradicional encontro de bandas de congo online

Evento será transmitido nas redes sociais e nos canais de TV da prefeitura

Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica irá celebrar os 130 anos de emancipação política do município com uma programação especial dos festejos das bandas participantes do Carnaval de Congo de Máscaras em versão online. Os vídeos com a performance das bandas serão exibidos nesta terça (29) e quarta (30), às 19h, nas redes da Prefeitura e às 1h30, 16h30 e 21h30 nos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da Prefeitura de Cariacica.

Por causa do coronavírus e das recomendações de isolamento social, a festa que, tradicionalmente ocorre em Roda d'Água no feriado de Nossa Senhora da Penha (esse ano, no mês de abril), teve que ser suspensa. Os eventos públicos como a missa campal, o cortejo com a imagem da padroeira por Roda D'Água e o grande encontro das bandas foram cancelados devido à pandemia.

Mesmo sem a festa ocorrendo, os artistas do Carnaval de Congo estarão em destaque este ano. A secretária de Cultura, Renata Weixter, anuncia que os protagonistas da festa mais tradicional da cultura popular cariaciquense estarão exibindo seus talentos nas redes sociais da Prefeitura e também nos canais de TV . "Iremos exibir, nos dias 29 e 30 de dezembro, apresentações e performances das nossas bandas de congo em vídeos previamente gravados. A produção respeitou todas as normas sanitárias de segurança", destaca. Os vídeos são parte do projeto de audiovisual "Mascarados - O Congo de Roda D'Água e o João Bananeira", de Zalem Ramiro, e que ganhou recursos no valor de R$ 23.906, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura João Bananeira, no edital de 2019.

O evento é uma parceria entre Associação das Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Associação Arte Folclore Afrobrasileiro e Escola de Rádio e TV CEET Vasco Coutinho, sob patrocínio do Projeto Vale Preservar, da Vale. A realização é da Semcult.

Serviço:

Festejos das Bandas de Congo de Máscaras de Roda d'Água (versão online)

Evento: apresentações e performances das bandas de congo em vídeo. Exibição nas redes sociais e nos canais de TV da Prefeitura de Cariacica 

Quando: 29 e 30 de dezembro. Às 19h, nas redes. E às 11h30, 16h30 e 21h30 nos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da Prefeitura de Cariacica. 

Últimas