Folha Vitória Carol Falcão | Como a imagem pessoal pode impactar no sucesso da candidatura política

Carol Falcão | Como a imagem pessoal pode impactar no sucesso da candidatura política

Consultora de imagem e estilo conta como as escolhas certas podem fortalecer a imagem dos candidatos às eleições

Folha Vitória
Foto: Carol Falcão
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Consultora de imagem e estilo Carol Falcão

“Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.” Se você nunca parou para pensar nessa frase de Aaron Burns, certamente deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com imagem pessoal e candidatura política? 

A imagem pessoal pode abrir ou fechar portas, aproximar ou repelir pessoas, fazer com que sejamos ou não escutados. Estar com a imagem desalinhada, ou mesmo desorganizada, pode interferir na percepção do seu interlocutor sobre a mensagem que você quer transmitir.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

E, se a imagem pessoal impacta em nossa rotina diária, no caso de uma figura pública, então, como um político que precisa alcançar um número amplo e diversificado de pessoas, este impacto pode atingir proporções muito maiores, a ponto de interferir diretamente no sucesso da eleição.

Portanto, fazer escolhas estratégicas é fundamental para garantir que a imagem pessoal não cause ruídos na comunicação e o discurso do candidato possa transmitir a sua mensagem com clareza, facilitando o voto consciente.

Foto: Reprodução/ Pinterest
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Mas, não só as roupas são responsáveis pela construção da imagem, também as cores, o tom de voz, a dicção, as linhas dos óculos, o corte de cabelo, o formato da barba e o comportamento em compromissos públicos e debates.

Todos esses elementos alinhados à história do candidato, seus valores pessoais, planos de governo e projetos do partido, quando bem trabalhados por um profissional especializado, em um processo individualizado de gerenciamento de imagem, irão viabilizar que o eleitor se conecte com os valores que o candidato representa.

Foto: Reprodução/ Pinterest
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A também Consultora de imagem Janaina Gurgel afirma que “Não adianta inventar um personagem! Quanto mais verdadeiro o discurso e a imagem do candidato, mais natural e mais genuíno, mais as pessoas vão confiar e dar crédito àquele candidato”.

Para isso, entende que toda a comunicação deve estar alinhada, o que inclui, entre outros pontos, a tradução ou ao menos a harmonização da paleta de cores da campanha com o dress code do candidato.

Segundo Janaína, “atualmente seria ingenuidade ou até despreparo achar que a imagem pessoal não surte nenhum efeito para o resultado da campanha, já que a imagem pode te ajudar a traduzir com coerência a sua mensagem”.

Foto: Reprodução/ Pinterest
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O que importa para a população é se sentir representado pelo candidato escolhido e isso não se constrói apenas com roupas elegantes, maquiagem e cabelos impecáveis. É necessário que a imagem seja coerente com as ideias, prioridades e a essência do candidato, para que se alcance a credibilidade do eleitor.

Por isso, é fundamental que, além de estar preparado para ocupar o cargo pretendido, o candidato busque orientação profissional de diversas áreas, como marketing, imprensa e uma consultoria de imagem especializada para garantir a imagem, postura e posicionamento capazes de atingir uma comunicação eficaz.

“Uma imagem pessoal trabalhada com técnica e coerência pode ser decisiva para uma comunicação eficaz.” 

* Carol Falcão – Consultora de Imagem e Estilo

LEIA TAMBÉM: >> Giovanna Ewbank revela sexualidade e se assume demissexual. Saiba o que é!

Últimas