Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casagrande acredita que vacinação contra covid-19 chegue para todos a partir de março

Governador diz que a imunização será mais ampla a todos os grupos e faixas etárias à medida que a produção dos laboratórios aumentar

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, prevê que a vacinação chegará à toda a população a partir de março. "Acredito que a partir de março, teremos essa possibilidade à medida que os laboratórios estiverem produzindo mais", planeja. Ele deu a declaração em entrevista coletiva, exibida no programa "Espírito Santo no Ar", na manhã desta segunda (25), durante a aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford em 26 agentes comunitários de Saúde de Cariacica, na unidade de saúde de referência do bairro São Francisco. A cidade se tornou o primeiro município do Espírito Santo a vacinar com o imunizante, vindo da Índia, e enviado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que chegou na tarde de domingo (24) ao Estado. Foram 34.500 doses ao todo.

Casagrande frisou que, devido à pouca quantidade, o público-alvo é bem restrito. "Temos a alegria de constatar que a vacinação começou. Infelizmente, ainda em quantidade pequena. Recebemos 101 mil doses do Butantan, o que dá para vacinar 50 mil pessoas. Com as que recebemos ontem (domingo), da AstraZeneca, iremos vacinar especialmente os profissionais da Saúde e aplicar a segunda dose até três meses depois quando a Fiocruz nos encaminhar o quantitativo para a segunda aplicação", contabilizou. 

Ele disse que a escolha pelos agentes comunitários é justificada porque esses profissionais estarão na linha de frente quando o alcance da vacinação se tornar mais amplo. O governador está em constante diálogo com o Ministério da Saúde para que inclua, nas pr´óximas remessas, idosos acima de 80 anos que não estejam em casas de repouso ou em asilos. "Eu tenho defendido junto ao ministério que a gente consiga incluir esse grupo, que é de risco para covid, com as doses que virão do Butantan", planeja.

População

Publicidade

Em relação ao restante da população, Casagrande, mais uma vez, destacou que irá depender da capacidade de produção dos laboratórios. Ele garante que o Governo do Estado irá continuar as negociações com todos os fabricantes. "Se encontrarmos fornecedores de vacinas seguras, com certeza, iremos fazer a compra para a gente poder adiantar o processo de aplicação em toda a população capixaba", explicou. 

Ele finalizou lembrando que, enquanto este momento não chega, todos não devem se esquecer dos cuidados básicos de prevenção ao covid-19. "Não é o momento da população procurar as unidades de saúde ainda. Não temos vacina para todos e falta muito para criarmos uma imunidade considerável no Estado. Estamos começando a etapa de vacinação e irá durar o ano todo, provavelmente. Então é ideal que continuemos a nos cuidar", acrescentou, citando uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.