Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cemitérios adotam medidas de prevenção durante visitação do Dia de Finados na Grande Vitória

Para pessoas do grupo de risco para a covid-19, a orientação é que visitem os túmulos dos entes queridos no sábado ou no domingo

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para muitos, o Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira (02), é mais do que um feriado. Quem reserva o momento para lembrar ou prestar homenagens aos entes queridos que já se foram, levam ao pé da letra o motivo da data.

Assim como muitas outras coisas, a pandemia também deve impactar a tradicional rotina de quem for aos cemitérios neste ano. Na Grande Vitória, as prefeituras já preparam esses locais para a visitação de parentes e amigos aos túmulos. Em todas as cidades, as orientações de distanciamento social e o uso de máscara são mantidos como essenciais.

Em Cariacica, os oito cemitérios públicos do município estarão abertos, normalmente, no dia 02, das 7h às 17h. Para aqueles que possuem idade avançada, portadores de comorbidades e dificuldade de locomoção, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orienta que as visitas aos cemitérios ocorram antecipadamente, no sábado (31) e no domingo (1º)

A Prefeitura da cidade informou, ainda, que irá disponibilizar pia nos cemitérios, para que os visitantes possam higienizar as mãos. A Defesa Civil estará circulando nos cemitérios, orientando as pessoas a não aglomerarem e irá entregar panfleto com orientação à prevenção da covid-19.

Publicidade

Em Vitória, os dois cemitérios públicos da cidade, Santo Antônio e Maruípe, estarão de portas abertas no dia de finados, das 8 às 17 horas. Segundo o município, é imprescindível usar máscaras e evitar aglomerações. Pessoas do grupo de risco devem evitar a visitação no dia do feriado, e podem fazer suas orações e homenagens na sexta, sábado ou domingo, de 8 às 17h, pois os dias estarão com menos visitantes.

Ainda de acordo com a prefeitura, haverá dispenser com álcool em gel e sabão para a higienização das mãos nos banheiros e nas capelas. Equipes de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade estarão nos cemitérios para orientar e organizar os vendedores que ficam ao redor dos cemitérios nesses dias.

Publicidade

Na Serra, a prefeitura informou que preparou os cemitérios públicospara receber os visitantes no Dia de Finados. Além dos trabalhos de limpeza e conservação dos locais, todas as medidas sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal em relação à covid-19 serão tomadas. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30.

Como forma de evitar a pandemia do novo coronavírus, os seis cemitérios públicos municipais, localizados em Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (região de Serra-Sede) e São Domingos, adotarão medidas especiais de funcionamento. Pessoas sem máscara não poderão entrar, e serão disponibilizados dispensers de álcool em gel nas entradas dos locais. A Guarda Municipal atuará nos locais para evitar aglomerações durante as visitas.

Publicidade

No município de Vila Velha, os seis cemitérios públicos estarão de portas abertas na próxima segunda, das 7 às 17 horas. Porém, seguindo todos os protocolos de segurança devido à pandemia de covid-19, toda uma estrutura está sendo montada. Pias e banheiros portáteis, além de tendas para proteção estarão disponíveis para munícipes e visitantes. As pessoas que adentrarem os locais deverão estar utilizando máscara e evitar aglomerações, respeitando o distanciamento de, no mínimo, 1,5 m entre as pessoas.

A prefeitura do município canela-verde também orienta que pessoas de grupo de risco, a exemplo de idosos, que vá ao cemitério no sábado ou domingo, portando álcool em gel e respeitando o distanciamento entre as pessoas, dentre outras medidas de segurança.

No município de Viana, o horário de funcionamento dos cemitérios de Viana Sede, Araçatiba, Vila Bethânia, Eldourado e no cemitério vertical em Nova Bethânia será das 08 às 17 horas. 

A prefeitura orienta que os visitantes usem máscaras e mantenham o distanciamento social mínimo de 1,5m. Pessoas com febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, fadiga, cansaço, diarreia e dificuldade de respirar devem evitar ir para os cemitérios ou celebrações religiosas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.