Folha Vitória Cesan anuncia parceria público-privada para gestão de saneamento em Cariacica

Cesan anuncia parceria público-privada para gestão de saneamento em Cariacica

O investimento será de R$ 829 milhões e abrange também parte do tratamento de esgoto de Viana

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) assinou o contrato para uma parceria público-privada (PPP) com a empresa de saneamento Aegea com o intuito de universalizar os serviços de esgotamento sanitário para 402 mil pessoas nos municípios de Cariacica e Viana.

O investimento será de R$ 829 milhões em infraestrutura de saneamento básico, ao longo dos 30 anos de contrato, em ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário de Cariacica. Deste total, cerca de 122 milhões serão aplicados nos primeiros cinco anos.

Além de realizar a manutenção no sistema existente, o contrato prevê a construção de 556 km de novas redes coletoras, 42 mil novas ligações de esgoto, 73 novas estações elevatórias de esgoto, 39 km de linhas de recalque, desativação de 4 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ampliação de outras 3 estações (Bandeirantes, Flexal e Pedreiras), ampliando a capacidade de tratamento de esgoto de 950 litros por segundo.

“A assinatura do contrato para a PPP de Cariacica consolida um planejamento de investimentos importantes para a região metropolitana do Espírito Santo. Graças a parcerias e concessões, as principais cidades do Estado ostentam altos índices de acesso a saneamento básico. Isso é um salto extraordinário para a qualidade de vida dos capixabas”, ressaltou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

O presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis, reforça a atuação da companhia nos municípios de Cariacica e Viana. “Já conquistamos resultados excelente nos dois municípios no que diz respeito à qualidade de vida dos moradores e ao cuidado com os recursos naturais e hídricos. Além de gerar emprego e renda, o investimento em saneamento básico traz outros ganhos, movimentando áreas da indústria, comércio e setor de serviços em todo o ciclo”, apontou.

O investimento da nova PPP vai dobrar a cobertura do serviço que hoje atende cerca de 48% da população do município, e a universalização será alcançada em 2030, com o índice de 95% de cobertura. 

“Nossa atuação em Cariacica já começa com impactos bastante positivos, com geração de emprego e renda durante as obras. Temos também um grande desafio que é contar com a conscientização dos moradores sobre a necessidade da interligação dos imóveis à rede e sobre o uso correto do sistema para evitar entupimentos e outros danos”, explica Justino Brunelli, diretor-presidente das unidades no Estado.

Últimas