Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva "gigante" de meteoros poderá ser vista nesta madrugada no ES

Para os moradores da Grande Vitória ou de centros com muita iluminação, no entanto, a observação pode ficar prejudicada.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os amantes da astronomia terão uma surpresa na madrugada desta quinta-feira (12)! Uma chuva de meteoros, considerada gigante, poderá ser contemplada no céu do Espírito Santo.

O coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico, Márcio Malacarne, explica que o melhor ambiente para observação são as regiões escuras.

"É uma chuva de meteoros, e será possível ver milhões de riscos luminosos, que popularmente são conhecidos como estrelas cadentes. E podem ser vistos a olho nu, mas quanto mais escuro estiver a região, melhor será a observação", ressaltou Malacarne.

Fenômeno poderá ser visto do Parque da Fonte Grande, na Capital

"O maior fenômeno, o Perseidas, é uma chuva de meteoros, vindos em uma mesma direção. O ano todo temos chuvas de meteoros, mas esse promete ser gigante", concluiu Malacarne.

Publicidade

Para quem mora na Grande Vitória, uma boa opção para assistir a chuva de meteoros é o Parque da Fonte Grande, segundo o coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico

Confira o calendário com os principais fenômenos:

Publicidade

- Conjunção Lua na direção de Vênus: dia 11, após o pôr-do-sol; O GOA fará uma transmissão ao vivo com convidado da área;

- Chuva de meteoros Perseidas: 11 e 12 de agosto. De acordo com o Observatório será a melhor chuva do ano devido a fase da Lua Nova. Serão dezenas de meteoros por hora. Porém, tem que estar longe da iluminação das cidades. O melhor horário é na madrugada do dia 12.

Publicidade

- Júpiter em oposição, ou seja mais fácil para observar: 19 de agosto. Melhor noite de observação. Visível a noite toda. Este é o melhor mês para observar o planeta gigante.

- Conjunção dos planetas Mercúrio e Marte: dia 18, após o entardecer, ambos estarão mergulhados na luz crepuscular. Para observar é necessário ter um horizonte Oeste bem visível.

- Saturno e Júpiter em conjunção com a Lua quase Cheia: dias 20 e 21 de agosto (um dia antes da Lua Cheia (22/08), respectivamente. Ambos são os astros mais visíveis no horizonte Leste, após anoitecer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.