Folha Vitória Chuva intensa e ventos de até 100 km/h estão previstos para 18 cidades do ES

Chuva intensa e ventos de até 100 km/h estão previstos para 18 cidades do ES

Além do alerta emitido para as cidades do Norte e Noroeste capixaba, de acordo com a Climatempo, Vitória pode registrar grandes acumulados de chuva

Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas no Espírito Santo. O aviso, que inclui 18 cidades, é válido até 11 horas desta quarta-feira (10). 

Segundo o Inmet, pode acontecer chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h. 

Os municípios que estão sob alerta são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Ainda de acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Vitória deve ter metade da chuva prevista para novembro em apenas uma semana

Além do alerta emitido para as cidades do Norte e Noroeste capixaba, de acordo com a Climatempo, Vitória pode registrar cerca de 100 milímetros de chuva até sexta-feira (12). 

O número representa quase a metade da média prevista para o mês de novembro na capital capixaba, que é de 219 mm.

A Climatempo afirma que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai favorecer a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva sobre o Espírito Santo até a próxima sexta e, por isso há previsão de chuva forte e volumosa sobre o estado, inclusive na capital.

Saiba mais: Vitória deve ter metade da chuva prevista para novembro em apenas uma semana

Os dias tendem a ser nublados e as temperaturas ficam amenas. Na próxima semana a chuva tende a perder intensidade com a desconfiguração da ZCAS, mas ainda continua variando com fraca a moderada intensidade. A chuva mais forte retorna novamente à capital capixaba em meados do dia 20 de novembro.

Últimas