Ciclovia da Terceira Ponte terá acesso gratuito

O governo pretende criar um controle de acesso dos ciclistas, mas o formato ainda está em definição

Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Governo ES
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os ciclistas que desejarem passar pela ciclovia da Terceira Ponte, que começou a ser concretada nesta terça-feira (23), não irão pagar nada. O acesso, de acordo com o Governo do Espírito Santo, não terá qualquer tipo de cobrança. 

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana do Espírito Santo, haverá um controle do acesso dos ciclistas, no entanto, o formato ainda está em definição.

As obras de ampliação da ponte e construção da ciclovia tiveram início em julho deste ano. Na primeira fase, foi realizada a montagem da plataforma que funciona como andaime para execução dos trabalhos. Como parte da estrutura metálica da ciclovia já está fixada, os serviços de concretagem do piso da ciclovia foi iniciado.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar o começo da nova fase da obra.  

“Essa obra é uma referência em engenharia e vai ajudar a mobilidade da Região Metropolitana. O ponto de observação no vão central da Terceira Ponte será um ponto turístico, além de dar a possibilidade para quem gosta de pedalar atravessar os dois municípios por este ponto”, pontuou.

LEIA TAMBÉM: Pedágios da Terceira Ponte e Rodosol vão aceitar pagamento por aplicativo e até Pix

A Ciclovia da Vida, como o anteprojeto foi batizado, propõe a instalação de uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, irá fazer a barreira de proteção ao suicídio. 

Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido. 

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade de proteção será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

A obra de ampliação da ponte e construção da ciclovia vai ter um investimento de R$ 127 milhões. A previsão do governo é que a obra completa seja entregue em maio de 2023.

Últimas