Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Clube de canoa havaiana de Guarapari conquista pódio em competição nacional em Niterói

O Clube Amigos da Canoa (ADC) participou de sua primeira competição fora do ES e chegou em segundo lugar na sua categoria e sétimo no geral

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O clube de canoa havaiana Amigos da Canoa (ADC), trouxe para o Espírito Santo, uma medalha importante para o esporte. A equipe conquistou o segundo lugar na categoria V6 OPEN masculino e 7º lugar na classificação geral entre 47 canoas, competindo com equipes campeãs no cenário nacional.

O campeonato, que está em sua primeira edição, aconteceu no último sábado em Niterói e teve um percurso de 31,5 quilômetros onde o time concluiu em 2 horas e 35 minutos de remada.

Ao todo 47 embarcações participaram. Equipes dos mais diversos estados da federação estiveram presentes, entre elas, equipes de alto nível no Brasil e no mundo, como a equipe SAMU e Heenalu.

Pioneiro na modalidade em Guarapari, o Clube Amigos da Canoa participou com 1 equipe na categoria V6 OPEN MASC.

Publicidade

De acordo o fundador do clube ADC, professor Victor Ribeiro, pra uma primeira prova fora do estado, o desempenho do clube foi acima do esperado. "Fomos com o objetivo de ganhar experiência, mas confesso que nos preparamos bastante pra dar o nosso melhor, e deu certo!” avaliou.

Desde fevereiro, as equipes treinavam três vezes na semana, ainda de madrugada, às 4h40m. "Mesmo com a chegada do frio a equipe continuou firme, com muito foco", ressaltou Victor.

Publicidade

Para ele, a conquista foi além das expectativas e evidencia o potencial do clube para representar Guarapari. "Quando a gente se propõe a competir, é claro que a gente sempre quer ganhar, mas estamos compreendendo cada vez mais a ter paciência e ir conquistando experiência aos poucos pois uma hora vai chegar a nossa vez. Finalizamos com este excelente resultado dessa equipe, o que nos mostra que estamos no caminho certo e nos gabarita a representar sim nossa cidade e o estado nesse esporte que amamos".

Para a atleta Wesley Oliveira, integrante da equipe medalhista, que pratica canoa havaiana há quase 2 anos e já participou de outras competições estaduais, travessias e expedições, a prova de Niterói, foi um sonho realizado. "Um sonho não apenas meu, mas, de todo o clube, e o resultado, mais que gratificante. Sabíamos que estávamos melhor preparados do que da última competição, mas não imaginávamos que faríamos a melhor prova da nossa vida! A emoção, para ser sincero, está batendo agora. A ficha ainda está caindo", relatou.

Fundado há 3 anos, o Clube Amigos da Canoa, foi o desbravador desse esporte em Guarapari. Atualmente, o clube tem sua base localizada no final da Praia do Morro e conta com uma equipe de instrutores capacitados para a prática segura do esporte, que tem como premissa, a socialização. "A canoa havaiana é mais que um esporte, ela é uma cultura que só se realiza no coletivo. É preciso estar conectado ao outro remador, ao mar e à própria embarcação. A canoa havaiana trabalha o corpo, a mente e o espírito e é para todas as idades. Ensinamos desde o básico ao avançado, de crianças a adultos. Vale muito a pena praticar", finalizou Victor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.