Folha Vitória Começa neste sábado: ônibus de Vitória só vão aceitar pagamento de passagem com Cartão GV

Começa neste sábado: ônibus de Vitória só vão aceitar pagamento de passagem com Cartão GV

Com a medida, 80 cobradores vão ter os contratos suspensos temporariamente

Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Jordan Andrade/ Ceturb
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Chegou a vez de Vitória! A partir deste sábado (01), os ônibus municipais da capital não vão mais aceitar pagamento das passagens em dinheiro. O pagamento deverá ser feito exclusivamente pelo Cartão GV. Cerca de 80 cobradores que atuam nos coletivos terão os contratos de trabalho suspensos. 

O cartão é o mesmo já utilizado nos coletivos do Transcol e não tem nenhum custo adicional para os passageiros. Quem já possui o cartão municipal do Setpes, vai poder continuar usando normalmente. 

Com a medida, 80 cobradores vão ter os contratos suspensos temporariamente. A Secretaria de Transportes garante que a decisão foi tomada ouvindo o sindicato. A secretária da pasta, Ana Elisa Nahas, garante ainda que não há risco de demissão dos profissionais. 

"Em Vitória, nós temos 80 cobradores em operação. Outros 20 já estavam afastados por fazerem parte do grupo de risco. Eles vão ter o contrato suspenso de acordo com Lei Federal, mas os postos de trabalho serão mantidos, assim como o pagamento, conforme a legislação", explica. 

As três empresas que operam em Vitória têm 70 carros circulando para atender 17 mil passageiros por dia, uma redução de 80% do que era antes da pandemia, quando cerca de 100 mil pessoas viajavam nos ônibus municipais diariamente.

Segundo a secretária, por causa da diminuição da demanda, ainda no início da pandemia houve uma redução de 50% da frota. Para Ana, esse percentual está sendo satisfatório no momento, para evitar demora na espera e aglomeração nas viagens.

"Estamos diariamente analisando a movimentação dos transportes. Também temos o Dique 156 para que a população entre em contato conosco e a gente possa reforça as linhas que sejam necessárias", disse. 

Quem ainda não possui o cartão, pode acessar o site da GV BUS para consultar a lista dos pontos de entrega e recarga mais próximos. O cartão pode ser adquirido por R$ 10,00 e já vem com recarga correspondente a este valor. Para realizar a recarga, além dos postos físicos, os passageiros podem usar o aplicativo Ônibus GV ou fazer pelo site. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/ Record TV, Alex Pandini. 

Últimas