Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como apostar na tecnologia para agilizar produtividade nas obras

Visando reduzir tempo de obra e custos, a construtora de Pelotas - RS decidiu investir em tecnologia para gestão do canteiro

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para otimizar sua qualidade e velocidade na construção, mantendo um preço justo, a Porto5 Empreendimentos Imobiliários decidiu investir em tecnologia para gerenciamento do canteiro de obras. Assim conseguiu obter maior controle das inspeções e economizar tempo de mão de obra e materiais.

A solução escolhida para auxiliar nos processos foi o software de gestão de obras Mobuss Construção. Segundo Rafael Azevedo, Diretor de Qualidade da Porto5, o custo do investimento é quase irrelevante, “dependendo da dimensão da obra não é nem de 0,5%”.

Rafael ainda afirma que, com ajuda do sistema para canteiro de obras, o controle do número de inspeções de obra aumentou em 30%. “Ganhou-se produtividade na parte das vistorias dos serviços, geração de relatórios e acompanhamento das não conformidades”, completa Rafael.

Organização e relatórios

Publicidade

Anteriormente a construtora fazia o controle de inspeções no papel. Processo que tende a ser mais demorado, além de correr riscos de perda de documentos. Quando o controle é feito no papel, também fica mais difícil visualizar e entender o que precisa ser melhorado nos processos da construtora. 

Já no sistema, tudo fica padronizado e organizado num lugar só. “Com a tecnologia, temos maior controle da execução do serviço e armazenamento dos dados da obra, material que no futuro auxiliará na tomada de decisões”, afirma Rafael.

Publicidade

Segundo Sílvio Etges, Gerente de Produtos da Teclógica, empresa desenvolvedora do Mobuss Construção, torna-se fácil mensurar a efetividade, pois o software coleta os dados da obra automaticamente e gera relatórios com mais facilidade. “Os dados são fundamentais para controlar os processos e evitar gargalos”, conclui.

Controle evidenciado

Publicidade

Outro benefício da utilização de tecnologia é a possibilidade de incluir evidências visuais nas inspeções, como fotografias e vídeos. Isso facilita consultas posteriores caso haja rotatividade de funcionários. Dessa forma, todos ficam alinhados e as informações são mais claras.

O melhor é que isso pode ser feito em tempo real durante a inspeção. Com a utilização de um smartphone ou tablet, o funcionário pode subir fotos ou vídeos em lote no sistema, mesmo se estiver em um local sem internet. Assim que o dispositivo conectado encontra sinal, as informações são atualizadas no sistema automaticamente.

Sílvio afirma que isso traz uma grande liberdade para as construtoras, que não precisam ficar reféns da internet e também terão uma base sólida de informações caso precisem consultar no futuro. 

“As informações ficam muito mais consistentes e padronizadas. Quando o controle é feito no papel, cada funcionário pode preencher de forma diferente tornando difícil de compreender por outra pessoa que não está habituada aquele formato. O resultado de qualquer análise está diretamente ligado à essa qualidade dos dados coletados, trazendo maior assertividade nas decisões” completa Sílvio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.