Folha Vitória Como justificar na pandemia? Simulador de voto? Confira nosso tira-dúvidas das eleições!

Como justificar na pandemia? Simulador de voto? Confira nosso tira-dúvidas das eleições!

Elencamos as perguntas mais buscadas pelos eleitores na internet e as respondemos. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Folha Vitória
Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Faltam apenas quatro dias para as eleições e muitos eleitores capixabas ainda têm dúvidas sobre o que fazer em determinadas situações antes de voto, durante o voto ou para justificar a ausência.

Veja tudo no Guia Eleições 2020

Para te dar aquela mãozinha, o Guia Eleições 2020, do jornal online Folha Vitória, preparou um tira-dúvidas das questões mais procuradas na internet. O dia de votação é neste domingo (15), das 7 horas às 17 horas.

Confira as perguntas mais procuradas pelos eleitores e as respostas:

1) Posso justificar meu voto no dia da eleição?

Sim! Se se estiver fora do domicílio eleitoral. A justificativa será por georreferenciamento e deve ser feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título, que evita a ida presencial a um local de votação em razão da pandemia. A funcionalidade no app estará disponível nos dias de votação (15 e 29/11/2020). Quem não tiver acesso a um smartphone pode justificar em qualquer local de votação.

2) Como posso justificar a ausência após cada turno de votação?

No prazo de 60 dias depois de cada turno, é possível justificar comprovando o motivo da ausência apresentando um comprovante, com atestado médico ou bilhete de viagem, por exemplo. Você pode justificar:

Presencialmente, em um cartório eleitoral; pelo aplicativo e-Título; ou pela internet no Sistema Justifica, que funciona após a eleição. Em todos os casos é preciso apresentar/enviar os documentos pessoais e os comprobatórios.

3) Como consulto meu local de votação?

´´´´´É muito simples. Basta acessar o endereço eletrônico e acrescentar o seu CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. No próprio site é possível ver qual é o local exato de votação do eleitor.

Leia também:
Saiba o que é permitido ou proibido fazer no dia da votação
Eleitores podem identificar local de votação por assistente virtual

4) É possível tirar dúvidas pelo telefone?

O eleitor que tiver dúvidas básicas sobre o processo eleitoral, poderá tirá-las neste fim de semana através do Disque-eleições, oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES). O eleitor poderá ligar gratuitamente para 0800 940 0808 no sábado (14), das 8h às 18h; e no domingo (15), das 6h às 18h.

5) O que é o simulador de votação?

O programa simula o eleitor votando. Seguindo a ordem dos candidatos que estão no pleito. É possível fazer o passo a passo pelo endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

6) Como é o passo a passo do voto?

Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Últimas