Folha Vitória Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Devido à pandemia do coronavírus, esse ano o evento será totalmente virtual

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

As inscrições para a maior competição universitária de robótica do Brasil já estão abertas: este ano, a Competição Brasileira de Robótica (CBR) será em um novo formato, com todas as categorias terão disputas online.

O novo formato foi pensado considerando a evolução da pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil, prezando pela segurança de todos os participantes. “Nosso objetivo é manter o incentivo ao estudo da robótica, respeitando as regras recomendadas pela OMS mas sem perder a troca de ideias e informações, que é marca principal da CBR.” comentou o coordenador geral da competição, professor João Fabro.

Todas as 14 categorias da CBR terão competições online, com as regras adaptadas ao novo formato. Dessa forma, as equipes podem aprimorar e desenvolver novas técnicas de acordo com a modalidade.

Equipes estrangeiras

Com o novo formato, a CBR está aceitando inscrições de equipes de todo o mundo. Isso é uma novidade, ja que no evento presencial, somente algumas categorias aceitam as inscrições de equipes latinoamericanas. "É uma grande oportunidade para que nossos estudantes interajam e troquem informações e técnicas com alunos em todos os cantos do mundo." conclui Fabro.

O que é a CBR

A Competição Brasileira de Robótica é um evento organizado pela RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos comandada por professores e pesquisadores das principais universidades de todo o Brasil. O evento é realizado em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e é voltado para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós graduandos. As categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Há diversas modalidades, como a de futebol de robôs, corrida, tarefas domésticas, tarefas portuárias, drones, entre outras - todas realizadas por robôs sem intervenção humana. No site do evento, é possível encontrar mais detalhes sobre cada categoria. Em 2019, mais de 1500 estudantes participaram da CBR.

Inscrição

Para se inscrever, as equipes devem desenvolver um TDP (Team Description Paper) e cadastrá-los no site até o dia 28 de setembro. Todas as informações estão no site: www.cbrobotica.org

Últimas