Folha Vitória Conheça quatro dicas que vão te ajudar na organização das finanças em 2021

Conheça quatro dicas que vão te ajudar na organização das finanças em 2021

Após o ano conturbado de 2020, a organização econômica tem sido uma maneira de recuperar parte do prejuízo financeiro do último ano, mas essa jornada nem sempre é fácil

Folha Vitória
Foto: Freepik
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Assim como em todos os anos, a chegada de 2021 não foi diferente e com ele chega o sentimento de renovação e esperança, seja na saúde, no amor e no mundo financeiro. Após o ano conturbado de 2020, em que o desemprego e redução salarial fizeram parte da vida de muita gente, a organização das finanças sofreu um forte impacto prejudicando toda uma população. 

Com a virada do ano e o sentimento de mudança aflorado é hora de organizar as áreas que foram afetadas durante o pico da pandemia e colocar tudo no lugar, na medida do possível, para garantir um ano mais tranquilo e com menos dores de cabeça. Mas como nem tudo são flores e talvez a organização das finanças não seja algo tão fácil de iniciar, aqui estão algumas atitudes que a consultora contábil Dora Ramos separou e que podem servir como um pontapé inicial:

1 - Reduza custos e controle gastos

O simples fato de economizar pode ajudar na realização de planos futuros, além de te ajudar a poupar capital para urgências. É fato que algumas vezes o consumo ultrapassa a linha do essencial e chega ao exagero, então para isso é necessário elaborar uma lista de gastos realmente necessários para que você consiga ter uma visão macro do quanto tem de despesa e receita. Com essa visão, fica fácil de enxergar, inclusive, o quanto conseguirá poupar em curto e longo prazo.

O momento é de ter organização e disciplina sobre o que comprar ou não. Essa separação vai auxiliar bastante nesta etapa e o acompanhamento do orçamento pode trazer ainda mais clareza sobre o destino exato de cada parte da sua renda.

Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

2 - Se ainda não possui, comece uma poupança

Por menor que seja a quantia, e por menor que sejam os rendimentos, é importante fazer suas economias, pois esse dinheiro não só pode te salvar de um aperto futuramente, como também pode ser apenas o início de um futuro voltado para outros tipos de investimentos rentáveis. É preciso começar por algum lugar, e a poupança é um caminho.

3 - Defina metas

É de grande importância planejar e definir metas para o ano. Dentro do planejamento - indicado no primeiro item - faça sua listagem mês a mês, de janeiro a dezembro, para saber exatamente quanto e quando poderá realizar objetivos que tem em mente, como comprar um carro, reformar a casa, financiar um apartamento, fazer uma longa viagem de férias. Quer começar a investir? Portanto, trace seus planos para o longo do ano, dessa maneira, será possível se organizar melhor para realizá-los.

Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

4 - Mantenha rotinas e hábitos

O mais importante para manter a organização financeira e economizar, é manter o hábito de fazer isso. Quando existe a decisão de conquistar algo, é preciso renunciar a muitas coisas e ao mesmo tempo fazer uso do tempo de maneira produtiva.

Pode parecer mais difícil no começo, bons hábitos são essenciais para quem deseja alcançar uma organização financeira que traga paz e tranquilidade. Ao manter uma rotina de gastos controlada, com o tempo já não será tão difícil se organizar.

A paciência é uma virtude e a rotina é a maior aliada do tempo, portanto, não desanime, seja consistente, persistente, organize-se com antecedência, use técnicas de estudo e seja flexível.

Últimas