Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coronavac vai continuar sendo aplicada em novos grupos no ES

Antes de ser utilizada como primeira dose para os novos públicos, as doses da Coronavac serão usadas para zerar a fila de atrasos da D2

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Coronavac continuará sendo utilizada como primeira dose no Espírito Santo nas próximas semanas. A fala é do secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes. Em entrevista coletiva na terça-feira (22), ele explicou que além de zerar a fila de doses atrasadas, a vacina será utilizada na imunização de novos grupos. 

"Outros imunizantes, de outros fabricantes, estão sendo disponibilizados para aplicação da D1. Inclusive, devemos voltar a ampliar a vacina Coronavac nas próximas semanas para a primeira dose na população-alvo neste momento da imunização no Espírito Santo", afirmou o secretário. 

De acordo com Nésio, essa é uma forma de avançar na imunização do Estado e garantir que os capixabas sejam vacinados o quanto antes. Antes de ser utilizada como primeira dose para os novos públicos, as doses da Coronavac serão usadas para zerar a fila de atrasos da D2. 

"Estamos estimulando que essa semana seja, de fato, a semana em que, especialmente os idosos, possam atualizar seu cartão de vacina covid-19. Várias cidades receberam a Coronavac, que nós tínhamos um atraso maior em relação à segunda dose", explicou Nésio. 

Publicidade

Leia também: Segunda dose da AstraZeneca será antecipada em duas semanas no ES

Atraso das doses e fila para D2

No último dia 14 de junho, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), aproximadamente 50 mil capixabas aguardavam a chegada de novas doses da Coronavac para completar a imunização contra o novo coronavírus. 

Publicidade

Em uma entrevista coletiva na ocasião, o subsecretário estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que a expectativa era de que o Espírito Santo recebesse cerca de 20 mil novas doses do imunizantes, e que a fila fosse zerada em um prazo de 7 dias. 

Novas vacinas e avanço da imunização

Além das novas doses da Coronavac, novas vacinas chegaram ao Estado e serão usadas na imunização. É o caso das vacinas da Janssen, aplicadas em dose única. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, assim que as doses chegarem ao Espírito Santo, os municípios terão 48 horas para aplicação. 

Publicidade

De acordo com o secretário, as doses serão distribuídas apenas para os quatro maiores municípios da Grande Vitória: Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória. Assim que forem entregues, os municípios terão 24 horas para fazer o agendamento e 24 horas para aplicar todas as doses. 

"Nós vamos manter o acordo com os 4 grandes municípios da Grande Vitória de aplicação da totalidade das doses recebidas da Janssen em 48 horas. Está mantido esse pacto com os municípios e as vacinas serão aplicadas exclusivamente aqui no G4", disse o secretário. 

Leia mais: Vacinas da Janssen chegam ao ES nos próximos dias e serão aplicadas em 48 horas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.