Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Courtois pega pênalti, Bélgica sofre, mas bate o Canadá na estreia

Seleção belga não empolga, mas evita 'zebra' em primeiro jogo; astro canadense desperdiçou chance de entrar na história com gol

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Folha Vitória
Folha Vitória

Em partida que começou com um "cheirinho" de zebra no ar, a Bélgica conseguiu confirmar o favoritismo, e venceu o Canadá por 1 a 0, no fechamento da primeira rodada do grupo F, nesta quarta-feira (23).

Sem ter à disposição o maior artilheiro da história da seleção, Romelu Lukaku, fora por lesão na coxa esquerda, os belgas tinham como reserva imediato Michy Batshuayi, que apesar de não ter a mesma habilidade de finalização e de pivô, fez o gol da vitória para os comandados de Roberto Marínez.

A seleção canadense iniciou o jogo querendo repetir os feitos de Arábia Saudita e Japão, e ser mais uma zebra desta copa.

Logo aos nove minutos de partida, a bola bateu no braço de Yannick Carrasco, da Bélgica. Com o auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti. Na bola, o craque do time, Alphonso Davies, contra Courtois, eleito melhor goleiro do mundo pela Fifa na última temporada. E o belga se deu melhor.


Apesar do baque, a seleção norte-americana continuou bem no jogo, e encontrava espaços na defesa adversária. Até 14 minutos de jogo, eram 14 chutes para os canadenses contra apenas um dos europeus. Ao longo da primeira etapa, as seleções se igualaram e a velocidade do jogo diminuiu.

Pouco antes dos acréscimos, no entanto, veio o castigo para os canadenses, que até ali vinham fazendo partida de segurança. Em lançamento feito da própria área por Alderweireld, Batshuayi avançou em velocidade e abriu o placar para os “diabos vermelhos”.


Durante o segundo tempo a intensidade física diminuiu. Foram poucas chances claras de gols para os dois lados. Quando chegou com mais perigo, o Canadá parou nas mãos de Courtois. Na melhor chance da etapa complementar, o goleiro belga voou para defender cabeçada do atacante Cyle Larin.

Classificação

Com os resultados, a Bélgica lidera o grupo F com três pontos. Croácia e Marrocos estão empatados com um ponto, mas os europeus ficam na frente nos critérios de desempate. Canadá é o lanterna, sem somar pontos. Veja a tabela de classificação completa da Copa do Mundo 2022.

Próximos jogos

As duas seleções voltam a campo pela 2ª rodada da Copa do Mundo 2022 no próximo domingo (27). A Bélgica encara a seleção de Marrocos, às 10 horas, no Estádio Al Thumama. Por outro lado, o Canadá vai enfrentar a Croácia às 13 horas, no Estádio Internacional Khalifa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.