Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: 11 pessoas testadas no Terminal de Laranjeiras tiveram resultado positivo

Os testes em terminais de passageiros fazem parte de uma estratégia da Secretaria Estadual de Saúde para traçar um diagnóstico da transmissão do coronavírus na população capixaba. A testagem é gratuita e voluntária.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O primeiro dia de testagem em massa nos passageiros do Terminal de Laranjeiras, na Serra, foi de fila longa. Até as 18 horas desta sexta-feira (25), 180 testes foram realizados e 11 pessoas testaram positivo para o coronavírus. 

Postos de testagem como o do Terminal de Laranjeiras já foram instalados no Terminal de Jardim América, em Cariacica, e no Aeroporto de Vitória. Em Vitória, até a última quinta-feira (24), até 18h30, 8% dos exames realizados nestes pontos deram positivo. 

Entre janeiro e maio, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) recebeu mais de mil denúncias. Cerca de 4.5 mil sobre a falta de máscara dentro dos ônibus e aproximadamente 3.5 mil denúncias por superlotação. 

Os testes em terminais de passageiros fazem parte de uma estratégia da Secretaria Estadual de Saúde para traçar um diagnóstico da transmissão do coronavírus na população capixaba. A testagem é gratuita e voluntária. 

Publicidade

90 testes positivos no Terminal de Jardim América

Em uma semana de testagens realizadas no Aeroporto de Vitória e no Terminal de Jardim América, em Cariacica, mais de mil passageiros foram submetidos, voluntariamente, aos exames. Ao todo, foram 92 resultados positivos.

Publicidade

Somente no terminal do Sistema Transcol, foram realizados 740 testes. Destes, 90 tiveram resultado positivo para a covid-19. A testagem no local começou na última sexta-feira (18).

Já no Aeroporto de Vitória, duas da 345 pessoas testadas tiveram resultado positivo. A testagem no local completou uma semana, pois teve início na quinta (17).

Publicidade

Os testes de antígeno vão continuar pelos próximos 90 dias. A Secretaria Estadual de Saúde também estuda a possibilidade de ampliar o trabalho para os demais terminais de passageiros da Grande Vitória. Além disso, pretende levar o teste rápido para as rodoviárias das cidades do interior nos próximos dias.

Além do terminal do sistema Transcol de Jardim América, o Terminal de Laranjeiras, na Serra, terá um ponto de testagem rápida para covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na manhã desta terça-feira (22). Ele anunciou que o serviço passará a ser oferecido ainda nesta semana sem informar o dia exato.

Os testes em terminais de ônibus fazem parte da estratégia da Sesa para ampliação da testagem em massa e maior alcance de diagnóstico da transmissão de coronavírus na população.

Tanto no aeroporto quanto nos terminais de ônibus, a testagem é gratuita e voluntária. São feitos exames de antígeno e RT-PCR, o do cotonete, cujos resultados saem em 15 minutos.

Com informações de Alvaro Zanotti, da TV Vitória/RecordTV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.