Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: ocupação de leitos na rede pública fica abaixo de 90% pelo terceiro dia seguido

Percentual não significa redução no número de internações

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em meio a números trágicos e crescentes das infecções pelo novo coronavírus, um dado traz um pouco de esperança: pelo terceiro dia seguido, a taxa de ocupação de leitos na rede pública está abaixo dos 90%. Uma diferença de quase 3% se comparado aos números da semana anterior.

De acordo com o presidente da Sociedade Espírito-santense de Terapia Intensiva, Cleberson Duartes Ovani, apesar do número positivo, é preciso se cuidar pois a redução na ocupação não quer dizer que houve queda nas internações.

"Eu acredito que essa variação aconteça também pelo advento da vacinação, pelo distanciamento responsável que as pessoas se propuseram a fazer e menos exposição. Com o número maior de oferta de leitos diminui também a taxa de ocupação. Não quer dizer que diminuíram os números de internações", explicou.

Em sua conta oficial no Twitter, o governados Renato Casagrande comemorou a redução na ocupação de leitos e apontou o resultado como "fruto da quarentena e da colaboração de todos".

Publicidade

Batalha contra covid

O aposentado José Homes Moreira, de 64 anos, é um vencedor. A batalha que ele conquistou foi contra a covid-19. O aposentado ficou mais de um mês no hospital, sendo que 16 dias foram na UTI. Ele recebeu alta na última terça-feira (20) e o filho, Maicon Rive, lembrou que foram tempos difíceis.

Publicidade

"Foram dias super agoniantes que a gente teve, dias dolorosos, porque cada dia era uma resposta diferente dos médicos. Meu pai ficou com o quadro super instável e a gente não sabia como lidar com isso e isso machucava muito a nossa família", contou.

Ao contrário de José Homes, 959 capixabas ainda estão internados em leitos destinados à pacientes com covid-19.

Publicidade

Esse dado significa que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid-19 é de 89,88%. O dado atual apresenta uma diferença de quase 3% se compararmos aos registos da semana passada.

Na rede privada, a taxa de ocupação é ainda menor: 78,75%. São 193 leitos para covid e 152 estão ocupados. Os dados são referentes a 23 hospitais dos 37 particulares que existem no Estado.

* Com informações do repórter Álvaro Zanotti, da TV Vitória/Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.