Folha Vitória Covid-19: veja a situação da vacinação nos municípios da Grande Vitória

Covid-19: veja a situação da vacinação nos municípios da Grande Vitória

Maior parte das cidades estão imunizando os idosos de 80 a 84 anos de idade

Folha Vitória
Foto: TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um novo carregamento de doses de vacinas contra a covid-19 chegou ao Espírito Santo, na quarta-feira (03). Foram recebidas um total de 48.200 doses da Coronavac, que serão usadas para aplicação de segunda dose e ampliação do grupo prioritário. Na Grande Vitória, a cidade de Viana é a mais adiantada na vacinação. Nos outros municípios, continuam a campanha e o agendamento do público-alvo atual.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), parte dessa nova remessa será direcionada para os idosos de 80 a 84 anos que ainda não foram vacinados, o que vai permitir a cobertura de 80,5% de pessoas dessa faixa etária no Espírito Santo. O restante será direcionado para a aplicação da segunda dose dos idosos acima de 90 anos.

Cada município é responsável pela aplicação das doses nas pessoas do público-alvo. Conforme decreto da Sesa, a imunização deve ocorrer por idades decrescentes. Caso a cidade atinja a porcentagem desejada em um determinado grupo, um novo público-alvo deve ser inserido.

Dessa forma, a situação mais adiantada na Grande Vitória é no município de Viana. A assessoria informou que a cidade já imunizou 100% dos grupos de idosos de 83 a 89 anos e também os que possuem 90 anos ou mais. Atualmente, a primeira dose está sendo aplicada no grupo de 78 a 82 anos. O próximo grupo a ser vacinado será o de idosos com 77 anos de idade. A estratégia de aplicação das doses do imunizante adotada pelo município é a vacinação em domicílio. Ou seja, as equipes de saúde vão as residências dos idosos presentes nas faixas etárias de vacinação.

Em Vitória, a Secretaria de Saúde informou que, neste momento, as equipes de saúde estão aplicando a primeira dose em idosos com 80 anos ou mais, que são acamados ou restritos ao leito, em domicílio. Além disso, acontece também a aplicação da segunda dose da vacina em idosos com 90 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tomaram a primeira dose da vacina Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 05 de fevereiro. Esta vacinação, por sua vez, acontece nas unidades de saúde do município até sexta-feira (05).

O agendamento para a segunda dose será aberto na tarde desta quinta-feira (04) e para a primeira dose dos idosos entre 80 e 84 anos será aberto na sexta-feira. Para fazer o agendamento online basta acessar este link ou pelo aplicativo Vitória On-line.

Em Vila Velha, para receber as vacinas é necessário fazer o cadastro e, em seguida, o agendamento. Ambos estão disponíveis no site da prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que as vagas no sistema dependem do repasse das doses, e sempre que ele acontece, novas vagas são disponibilizadas.

A Campanha de Vacinação no município segue a Resolução Estadual. Neste momento estão sendo imunizados idosos acima de 80 anos e profissionais da saúde.

Já em Cariacica, o agendamento para o público de 80-84 está aberto, juntamente com o agendamento para a 2ª dose da vacina para idosos acima de 90 anos, que se vacinaram com a 1ª dose entre os dias 05 e 13 de fevereiro. O agendamento está disponível para sábado (06), nas Unidades de Saúde de Itaquari e Santa Fé.

Idosos acamados desse período não precisam realizar novo agendamento, pois serão vacinados em suas residências, também no sábado. Para agendar a vacina, basta acessar o site.

No município de Serra, a Secretaria de Saúde informou que ainda não recebeu novas doses do Governo do Estado, mas há uma sinalização de que o município receba 1.020 doses para continuar na imunização da primeira dose dos idosos com idade entre 80 a 89 anos e mais 880 para a segunda dose dos idosos na faixa etária acima de 90 anos. 

Últimas