Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De graça: Museu Histórico da Ilha das Caieiras recebe exposição a partir desta terça

Mostra que permanecerá no espaço até 24 de julho revela uma produção inspirada nos descompassos causados pela pandemia do novo coronavírus

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" recebe a exposição "Absoluto Desconcerto" da artista visual Rossana Cordeiro a partir desta terça-feira (19). 

A mostra que permanecerá no espaço até 24 de julho revela uma produção inspirada nos descompassos causados pela pandemia do novo coronavírus. Nela, em um primeiro momento Rossana apresenta sua marca registrada, grandes pinturas em óleos sobre tela de 100 cm x 100 cm, mas logo os pincéis são trocados por elementos como pente e escovas de dente e as pinturas coloridas dão lugar ao contraste do nanquim com o fundo branco das pequenas folhas de papel.

"Em "Absoluto Desconcerto" detalhes da paisagem urbana que chamaram a atenção da artista são retratados com as emoções e o impacto que a Covid-19 causou nela. É possível perceber a transformação das coloridas imagens cheias de vida e leveza em cenários enclausurados, porém vigorosos", disse o coordenador do museu Romullo Souza

A exposição estreia a partir de amanhã (19), porém na quarta-feira (20) haverá um café da manhã organizado pela comunidade com a presença da artista, que apresentará seu trabalho em uma confraternização com os moradores locais.

Publicidade

"Em 2021 estávamos em busca de talentos para expor na nossa casa até que encontramos Rossana. Ela tem um grande apreço pela Ilha das Caieiras e, sempre que pode, visita o bairro para degustar uma moqueca capixaba, apreciar a paisagem e visitar uma exposição de artes".

De classificação indicativa livre, a mostra possui entrada franca e está aberta à população de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas. Agendamentos de grupos podem ser realizados por meio do e-mail museucaieiras@gmail.com ou pelo telefone (27) 3132-2211.

Publicidade

"Natural de Recife, e apesar de morar em Vitória há muitos anos, Rossana nunca teve a oportunidade expor no Museu da Ilha das Caieiras, um espaço pelo qual nutre profunda admiração. Chegou a hora e o público vai se encantar pelos seus trabalhos".

Catálogo

Desde o mês de março a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) tem apresentado catálogos virtuais bilíngues nas exposições do Museu da Ilha das Caieiras. O material de "Absoluto Desconcerto" pode ser conferido aqui.

Publicidade

No espaço cultural haverá um QR Code onde os visitantes poderão ter acesso a todo esse conteúdo por meio dos seus aparelhos celulares.

Com o objetivo de projetar o Museu Manoel Passos Lyrio em âmbito internacional o catálogo é apresentado em português e em inglês.

Oficinas

A exposição estará em cartaz por três meses e nesse período Rossana oferecerá uma oficina por mês para ensinar as técnicas de pintura de nanquim sobre o papel.

Protagonismo Feminino

Quem visitar a exposição "Absoluto Desconcerto" poderá acessar também a mostra "Protagonismo Feminino: biografias de mulheres daqui", uma homenagem às mulheres da Ilha das Caieiras, que está em cartaz, desde o último mês de março, no segundo andar do espaço até o dia 19 de junho.

Nela são contadas histórias de personagens locais que fizeram parte da formação da identidade da comunidade.

Exposição "Absoluto Desconcerto"

Quando: de terça-feira (19) a 24 de julho

Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" - Rua Felicidade Correa dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras, Vitória

Funcionamento: segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas

Agendamento de grupos: museucaieiras@gmail.com ou pelo telefone (27) 3132-2211

Classificação indicativa lvre e entrada franca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.