Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desafio Tik Tok de lixar os dentes pode provocar sérios problemas para a saúde bucal

Desgastar as pontas dos dentes pode implicar em problemas funcionais para arcada dentária e atrapalhar a mastigação

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O novo desafio de lixar a ponta dos dentes com uma lixa de unha, pelo aplicativo Tik Tok, tem ganhado cada vez mais adeptos entre os jovens. O objetivo é corrigir os dentes desalinhados. Mas esse tipo de desafio, ao invés de tornar o sorriso mais bonito, pode provocar sérios problemas para a saúde bucal.

O especialista em odontologia, Antônio Carlos Fiamini, explica que, além do objeto não ser adequado para o uso na boca, a “brincadeira” pode causar ranhuras no esmalte do dente, o que fragiliza sua estrutura e permite o acúmulo de sujeira, de placa bacteriana, formação de cáries e doenças na gengiva. 

Desgastar as pontas dos dentes pode implicar em problemas funcionais para arcada dentária e atrapalhar a mastigação. Isso acontece porque o organismo entende que um lado da boca está sendo mais exigido que o outro, o que pode resultar em hipertrofia da musculatura e deglutição atípica, levando a pessoa a engolir os alimentos mais inteiros, com menos poder de mastigação, causando gastrite e outros problemas de estômago.

“O problema é que não teremos mais um equilíbrio funcional. Por exemplo, quando comemos não mastigamos apenas em abertura e fechamento, como um robô, mas fazemos movimentos de lateralidade que se dão às custas das cúspides, que são justamente aquelas pontas dos dentes”, explica Fiamini.

Publicidade

O que fazer com os dentes desalinhados?

A orientação do especialista para quem está insatisfeito com os dentes e gostaria de deixá-los mais alinhados, é a de procurar um profissional habilitado, que é quem pode dar uma posição clara da necessidade da instalação de um aparelho.

Publicidade

“Existem diversas técnicas para várias faixas etárias, como ortodontia, ortopedia funcional, ortopedia facial, e dentre essas especialidades existem várias técnicas”, afirma.

Mas os dentes são dinâmicos, alerta Fiamini, ou seja, a posição deles muda conforme o transcorrer da vida. Isso ocorre devido a vários fatores, como alimentação ou o próprio desgaste que o esmalte do dente sofre ao passar dos anos.

Publicidade

“Isso tudo faz com que eles mudem de posição. É lógico que esses movimentos são discretos, mas eles ocorrem, então é preciso ter essa consciência. Um tratamento ortodôntico finalizado hoje não significa que ele vai perdurar aquela posição imutável para o resto da vida”, diz o especialista.

*Com informações do LIFESTYLE

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.