Folha Vitória Descontrole Alimentar desencadeado por ansiedade e stress tem solução

Descontrole Alimentar desencadeado por ansiedade e stress tem solução

A adoção de novos hábitos na rotina como praticar atividade física regular, fazer terapia e dormir bem são atitudes importantes para equilibrar as emoções e reduzir a ansiedade

Folha Vitória
Foto: Blog Viva +
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Estar mais tempo em casa e em família, fazer as refeições juntos e sentir prazer com isso é muito bom, e isso foi positivo durante esse ano tão diferente. Mas por outro lado, a falta de uma atividade física regular, o home office e as incertezas e medos que desencadeiam ansiedade, depressão e insegurança, levaram ao cenário de ganho de peso em muitas pessoas.

Estudos apontam que as pessoas que se alimentam de maneira compulsiva e descontrolada normalmente têm as mudanças emocionais como gatilho, e acabam relacionando a comida com segurança e bem estar.

Para a terapeuta especialista em infraestrutura emocional Renata Costanzo encontrar o equilíbrio e harmonia interna é a melhor maneira de emagrecer com saúde e cuidado com o corpo. “Para se reequilibrar é importante conhecer a si mesmo. Entendendo seus gatilhos e fazendo as pazes com suas emoções, a comida deixará de ser a solução ou alívio dos problemas”, diz.

A adoção de novos hábitos na rotina como praticar atividade física regular, fazer terapia e dormir bem são atitudes importantes para equilibrar as emoções e reduzir a ansiedade.

"Criar uma rotina para dormir como desligar-se dos eletrônicos mais cedo, preparar a cama e reduzir a luz perto do horário de ir dormir, assim como esvaziar a mente, simplesmente escrevendo o que está pensando, e somente depois se deitar são algumas formas simples de melhorar o sono", orienta a terapeuta.

"Outra ferramenta é aprender a respirar conscientemente porque isso ajuda a reduzir a ansiedade, e por consequência o impulso pela comida”, revela Renata Costanzo.

Últimas