Folha Vitória Destaque no ES: Linhares é o terceiro maior gerador de empregos formais do ES em 2020

Destaque no ES: Linhares é o terceiro maior gerador de empregos formais do ES em 2020

Os setores que foram os grandes destaques em 2020 foram: indústria, comércio, construção e serviços

Folha Vitória
Foto: Secom/Felipe Tozatto
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Linhares criou 16.955 vagas de emprego no mercado formal em 2020, de acordo com dados do Novo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho / Ministério da Economia (SEPRT/ME), divulgados na última quinta-feira (28). Entre admissões e demissões, o Município tem um saldo positivo de 1.660 postos de trabalho. O resultado é o terceiro melhor do Espírito Santo, tendo Serra e Aracruz na primeira e segunda colocações.

Os setores que foram os grandes destaques em 2020 foram: indústria (910 empregos), comércio (472), construção (278) e serviços (91).

A atração de investimentos, contas públicas equilibradas e pagamentos em dia, somados aos investimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social e melhorias de infraestrutura da cidade mantiveram Linhares em posição de destaque, mesmo em decorrência da crise econômica que o país atravessa, intensificada com a pandemia da covid-19.

O prefeito Guerino Zanon pontuou a importância das indústrias e empresas locais na geração de emprego e renda e para a diversificação da economia, o que tem sido primordial para o desenvolvimento do Município, além da atração de novos investimentos que consolida Linhares como o maior polo de desenvolvimento econômico de todo o Espírito Santo.

“São números bastante representativos e significativos, que mostram que as decisões tomadas pela Prefeitura de Linhares estavam certas, mesmo diante de um cenário de incertezas decorrente da pandemia. A evolução ao longo de 2020 foi nítida e esperamos iniciar este novo ano com taxas ainda mais robusta”, afirmou o prefeito.

Guerino Zanon reforçou, ainda, que o bom desempenho da economia é fruto também de um cenário atraente para investimentos. Segundo ele, Linhares tem investido fortemente em obras estruturantes, melhorando a infraestrutura e a logística para os negócios.

“Diminuímos a máquina e eliminamos burocracias para facilitar a vida de quem quer empreender em Linhares, gerar emprego e renda no Município. É assim que melhoramos a qualidade de vida dos linharenses. Não existe melhor política social do que o emprego”, ressaltou Guerino.

Fortalecimento das Empresas Locais e Novos Investimentos

O prefeito de Linhares pontuou ainda que desde o início de 2017, as equipes de governo trabalham estrategicamente no fortalecimento das empresas locais, na diversificação e ampliação da dinâmica econômica, no desenvolvimento de recursos humanos e no fortalecimento da matriz enérgica e logística. Todas estas ações, contribuem com o processo de ampliação, modernização, diversificação e fortalecimento da dinâmica econômica do município, resultando na abertura de novas oportunidades para os linharenses.

Dentre os empreendimentos já confirmados em Linhares estão a Café Cacique, Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Cranfos e Craft. Além da expansão Brametal, ampliação da WEG e expansão da Proteinorte.

Para 2021 outras empresas estão previstas para serem implantadas no município e, muitas das já instaladas em 2019 e 2020, estão em processo de ampliação, o que refletirá na geração de novas oportunidades.

Ranking do saldo de empregos em 2020:

1º Serra – 5.954 empregos

2º Aracruz – 1.841

3º Linhares – 1.660

4º Vila Velha – 1.213

5º Pedro Canário - 565

6º Viana - 507

7º Sooretama - 420

8º Ibiraçu - 378

9º Itapemirim- 347

10º Castelo - 284.

Últimas