Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detran ES promove medidas de apoio ao setor de transporte escolar

As medidas atendem às demandas do Sindicato dos Transportadores Escolares do Espírito Santo (Sintees)

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nesta segunda-feira (1) o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial do Estado uma série de medidas que apoiam os transportadores escolares durante o retorno das aulas em todo o Espírito Santo. Além de autorizarem o serviço no estado, as medidas atendem às demandas do Sindicato dos Transportadores Escolares do Espírito Santo (Sintees), setor bastante afetado pela pandemia de novo coronavírus (Covid-19).

Na última semana, o órgão promoveu uma reunião com representantes do Sintees. Na ocasião o Detran declarou que a categoria estará isenta da vistoria referente ao segundo semestre de 2020 e apresentou o cronograma de vistorias para veículos de transporte escolar para 2021, de acordo com o final da placa do veículo.

Confira as datas:

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os veículos que emitiram autorização para o transporte escolar neste ano terão direito a emissão automática da autorização para o primeiro semestre de 2021. Os cursos de condutores de veículos de transporte escolar que perderam a validade entre os dias 13 de março de 2020 e 30 de junho de 2021 permanecem válidos e o certificado de verificação dos cronotacógrafos deixará de ser exigido enquanto estiver em vigor a Portaria INMETRO 101/2020.

Publicidade

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, as novas medidas foram elaboradas tendo em vista os prejuízos que o setor passou, durante os últimos meses, em virtude da pandemia.

“Ouvimos os transportadores escolares e adotamos esse conjunto de medidas que será muito importante para apoiar o empreendedor de transporte escolar neste retorno às aulas, já que a categoria ficou muitos meses sem poder exercer suas atividades e com dificuldades na sua remuneração. Vale lembrar que, ainda em abril de 2020, decidimos por isentar os trabalhadores de transporte escolar da necessidade de realizar as vistorias previstas para o primeiro semestre do ano passado, bem como fizemos outras concessões para apoiar a categoria”, disse.

Publicidade

A presidente do Sintees, Silvia Rocha, agradeceu ao órgão pela iniciativa. “Somos 5.410 condutores de transporte escolar e agradecemos ao Detran|ES por ter ouvido as nossas demandas e flexibilizado as exigências. É um momento muito difícil para a categoria que ficou suspensa quase um ano e essas medidas atendem nossa demanda para voltarmos ao trabalho”, afirmou.

Devido ao retorno gradual das aulas presenciais, o Detran afirmou que, caso os veículos autorizados optarem por não circulas como transporte escolar, podem pedir a suspensão temporária da autorização para ficarem isentos de vistoria no período.

Os interessados devem solicitar a suspensão temporária através do e-mail transporteescolar@detran.es.gov.br. Com isso, durante o período suspenso, o carro fica proibido de prestar serviço de transporte escolar e o retorno será autorizado após inspeção de segurança e emissão de termo de autorização no Detran.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.