Detran|ES lança Licença de Aprendizagem online para candidatos à primeira habilitação

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que essa é mais uma das ações do órgão contra a pandemia do novo coronavírus

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Em mais uma iniciativa do programa Detran 100% Digital, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) implantou a versão online da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), possibilitando que o candidato utilize o documento no seu aparelho celular durante as aulas e a prova prática.

A partir de agora, o Centro de Formação de Condutores (CFC) poderá enviar o documento por e-mail para o aluno, que poderá baixar a Licença em seu aparelho de telefone ou imprimir e utilizar a versão física. Até a implantação da versão digital, o documento deveria ser impresso em papel comum pelo CFC e utilizado pelos candidatos na direção do veículo.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que essa é mais uma das ações do órgão contra a pandemia do novo coronavírus. “A LADV no formato online é um avanço e poderá ser utilizada pelo aluno durante as aulas práticas e a prova, tendo o mesmo valor que o documento físico. O candidato poderá apresentar o documento no celular sempre que solicitado e sua autenticidade será conferida por meio do QR Code, evitando o manuseio de papel por mais de uma pessoa. Além disso, já é uma preparação para o futuro condutor, que também poderá utilizar a sua CNH na versão digital”, disse.

Para garantir a segurança, a LADV online tem um QR Code que confere autenticidade ao documento e mostra os dados do processo de habilitação e pode ser conferido pelo agente de trânsito, em caso de blitz, ou durante a prova prática pelo examinador de trânsito.

O porte da Licença é obrigatório para que o candidato ainda não habilitado possa cursar aulas práticas de direção acompanhado pelo instrutor de trânsito, assim como fazer o exame prático de direção veicular aplicado pelo Detran|ES. O documento traz os dados do processo de habilitação e de identificação do candidato e deve ser apresentado juntamente com o documento de identidade.