Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Do impresso para o jornal on-line: a coluna HD ganha o mundo

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, no Caderno Especial que celebra os seus 65 anos de colunismo diário

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Além de ser um grande nome do jornalismo, Helio Dórea também pode ser apontado como um exemplo de coragem, amor pela profissão e dedicação. Como vocês puderam acompanhar nas reportagens especiais que celebram os seus 65 anos de colunismo social, ele já fez um pouco de tudo. E quem diria que mais uma grande virada em sua vida aconteceria após 50 anos de profissão. Após sair do jornal A Gazeta, Helio já pensava em parar de escrever, e se dedicar a família, aos amigos e ao seu principal hobby: viajar. Mas, para felicidade dos seus leitores, a história foi bem diferente.

Certo dia, em seu escritório na Enseada do Suá, recebeu a visita de Fernando Machado, homem forte da Rede Vitória, e um conhecido de longa data. Durante o bate-papo, foi informado que o grupo, no qual Americo Buaiz é presidente, iria ampliar o campo de comunicação com a criação de um jornal on-line, e que queriam ele como colunista social. A princípio, Helio resistiu a ideia, mas após várias reuniões, e o apoio da esposa e dos filhos, aceitou o desafio.

E foi assim que no dia 10 de maio de 2007 nascia o jornal Folha Vitória e a coluna on-line Helio Dórea. Imagine só, o homem por trás de alguns dos momentos mais importantes do jornalismo impresso no Espírito Santo agora era 100% digital. Mas será que o público iria aceitar tão bem essa mudança? A surpresa veio logo após a estreia, quando ele recebeu mensagens de amigos e capixabas de várias partes do mundo, como Pequim, Paris, Nova York, Shanghai, Califórnia e Miami, sem falar de outros estados brasileiros. Vejam só: o maior colunista do Espírito Santo agora ganhava o mundo.

A força do Folha Vitória também impressionou a todos logo no inicio. O objetivo inicial era atingir 6 mil leitores, mas em menos de um mês o jornal teve mais de 257 mil pageviews. Assim como a coluna HD crescia cada dia mais, o Folha Vitória foi amadurecendo ao longo do tempo até conquistar a liderança no Espírito Santo. Para se ter uma ideia, em 2020, ao completar 13 anos de história, o jornal alcançou o seu recorde de audiência: 44,8 milhões de visualizações de página e 13,5 milhões de usuários. 

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em 2020, Helio completa 65 anos de colunismo diário, um recorde no jornalismo brasileiro, e possivelmente do mundo. E mesmo chegando aos 90 anos, que vão ser completados em 26 de abril de 2021, ele segue se reinventando e trabalhando com a mesma determinação como do seu primeiro dia de redação, lá em 1955 no jornal "O Diário". Mas com uma pequena mudança, mesmo sem pensar em "passar o bastão", divide a coluna HD com a filha, Helia Dórea. E quem já pode ver de perto o carinho com que essa dupla dinâmica prepara a coluna diariamente, sabe que todo esse sucesso é resultado de muito entusiasmo e amor. E o objetivo é um só: levar diariamente para o leitor o que de mais importante acontece na sociedade capixaba.

Helio Dórea- 65 anos de Colunismo Social

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, a partir de dez reportagens do Caderno Especial. Em 2020, Helio completa 65 anos de colunismo diário. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.