Folha Vitória Doenças cardiovasculares podem trazer risco de demências. Entenda

Doenças cardiovasculares podem trazer risco de demências. Entenda

Os fatores de risco para aterosclerose e demência incluem hipertensão, diabetes, altos níveis de colesterol, estilo de vida sedentário e o tabagismo

Folha Vitória
Foto: divulgação/freepik
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Já foi comprovada a relação entre sinais de demência com fatores de risco de doenças cardiovasculares. Por isso, é fundamental que todos adotemos os cuidados necessários para manter o coração com a saúde em dia. 

Para reduzir a probabilidade de desenvolver quadros demenciais no futuro, mesmo quando não há uma tendência genética, é fundamental manter um estilo de vida saudável.

De acordo com a cardiologista Kátia Vasconcellos, os fatores de risco para aterosclerose e demência incluem hipertensão, diabetes, altos níveis de colesterol, estilo de vida sedentário e o tabagismo.

“Essas doenças podem levar desde a isquemias cerebrais grandes, tanto quanto à pequenas. Nessas pequenas perdas o paciente não apresenta mudanças bruscas de movimento, mas vão acontecendo várias mudanças leves de movimento, de memória, que embora leves vão acontecendo”, disse ela.

Para entender melhor sobre o assunto, a especialista respondeu a três importantes perguntas:

1) De que forma doenças como hipertensão como comprometer a capacidade cerebral?

A demência causada pelo AVC é àquela causada pela obstrução no fluxo de sangue em determinadas áreas do cérebro. 

A hipertensão causa alteração isquêmica que é a diminuição da circulação em algumas áreas do cérebro e muitas vezes a pessoa já tem essa diminuição sem perceber, sem ter déficit motor, são micro isquemias que a podem ir acontecendo ao longo dos anos e ir causando pequenos danos, por isso a importância de manter os cuidados com a pressão arterial. Já o AVC hemorrágico é o menos frequente com a crise hipertensivo.

A prevenção pode ser feita através do controle dos fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabetes e de hábitos de vida saudável.

2) Alimentos gordurosos podem acelerar a degeneração do cérebro?

Alimentos gordurosos e ultraprocessados pioram as doenças que ocasionam demência vascular, portanto devem ser evitados.

3) Quais recomendações para evitar possíveis quadros de demências?

Adotar estilo de vida saudável, incluindo alimentação rica em alimentos naturais, prática frequente de atividade física, boa ingestão de água e evitar o tabagismo e o álcool.

Últimas