Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Dois meteoros cruzam o céu de Vitória em menos de uma semana. Veja vídeos!

O registro mais recente ocorreu no último sábado (22), apresentando um espetáculo luminoso que durou quatro segundos

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Folha Vitória
Folha Vitória

Vitória foi palco de eventos astronômicos que chamaram a atenção dos moradores na última semana. Em um intervalo de quatro dias, dois meteoros cruzaram o céu da Capital e foram registrados por câmeras. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O registro mais recente ocorreu no último sábado (22), apresentando um espetáculo luminoso que durou quatro segundos. Embora o espaço aéreo pertencesse a Vitória, as imagens foram capturadas a partir de Vila Velha.

Anteriormente, na última terça-feira (18), outro meteoro foi observado na região de Vila Velha. O fenômeno foi ainda mais rápido, com uma duração de aproximadamente três segundos, com cor esverdeada e mais brilhante. 

Publicidade

O astrônomo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Márcio Malacarne, esclarece que esse tipo de ocorrência é esperado, especialmente dependendo da época do ano. 

"Os dois podem ser da chuva Alfa Capricornídeos, que acontece no máximo até o dia primeiro de agosto. Do dia 12 para 13 de agosto, nós temos uma outra chuva de meteoros, que pode acontecer esse tipo também de meteoro, mais esverdeado, mais azulado", explicou ele. 

Publicidade

As câmeras responsáveis pelos registros estão localizadas em um terreno em Vila Velha e pertencem a um entusiasta da astronomia, que já havia flagrado outros eventos espaciais anteriormente.

"Tenho entre 25 a 30 gravações. Algumas delas, eu vi ao vivo e voltei a gravação depois. Já outras, eu consegui captar sem conseguir ver ao vivo. Vira um hobby, quase todo dia quando o céu está limpo, eu procuro algum fenômeno", disse o auxiliar de escritório, Danilo Zan.

Um meteoro pode cair? Quais são os riscos?

Sobre a segurança e possíveis ameaças à população, o professor Márcio Malacarne afirma que é extremamente raro que um meteoro cause danos ou represente riscos significativos. Portanto, não há motivos para preocupação. 

"Para nossa sorte, a maioria não cai na cabeça de ninguém. Não tem nem notícias recentes de que já matou um ser humano, então não tem esse perigo. É só contemplar mesmo, disse ele. 

Leia também:

>> Mais um: Meteoro é flagrado durante a madrugada em Vitória

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.