Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dor nas costas? Veja cinco dicas para amenizar o problema

O repouso em execesso pode aumentar as dores. Segundo especialistas, a inatividade contribui para que a região lombar se torne fraca, rígida e descondicionada, piorando os problemas nas costas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho e nos afazeres domésticos, além de execução errada de exercícios físicos. Essas são algumas das causas da temida dor nas costas, segundo motivo mais comum de consultas médicas gerais no mundo, só perdendo para o resfriado comum.

Apesar de ser uma queixa comum, existem alguns hábitos que podem ajudar a amenizar seus efeitos, como mudanças na posição e no colchão para dormir e cuidados ao transportar ou pegar objetos no chão, por exemplo. 

Excesso de repouso piora dores nas costas

Mas você sabia que a maioria dos estudos mostra que é importante não exceder mais de 48 horas de descanso após dor aguda nas costas? A inatividade contribui para que a região lombar se torne fraca, rígida e descondicionada, piorando os problemas nas costas.

Ortopedista e cirurgião de coluna, Lourimar Tolêdo, explica que pessoas que esperaram mais de dois dias para retomar as atividades perderam o dobro do trabalho a longo prazo do que aquelas que retomaram as atividades diárias normais e permaneceram relativamente ativas.

Publicidade

"O repouso na cama pode funcionar para alívio a curto prazo, mas, quanto mais cedo você retomar um estilo de vida ativo, mais cedo sua dor diminuirá", pondera Tolêdo.

Como amenizar dores intensas na coluna?

De acordo com o ortopedista e cirurgião de coluna, Lourimar Tolêdo, dicas simples podem ajudar a aliviar momentaneamente a dor: 

Publicidade

- relaxar (ficar deitado ou sentado por um tempo, de forma que as costas estejam totalmente encostadas);

- aplicar calor por 20 minutos;

Publicidade

- massagear as costas;

- alongar;

- melhorar a postura.

Acompanhamento médico é fundamental

Mas, independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, que a pessoa procure um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.

O médico pode solicitar exames para que seja identificada a causa e, assim, possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou cirurgia para tratar problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

Confira alguns dos principais sintomas da dor aguda nas costas:

- dor que se inicia de maneira súbita na região lombar;

- irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos;

- dor que se agrava com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se;

- dor que é aliviada com o repouso e calor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.