Folha Vitória É possível não engordar nas festas de fim de ano? Confira as dicas!

É possível não engordar nas festas de fim de ano? Confira as dicas!

O médico ainda alerta que a prática de exercícios físicos deve continuar no final do ano, além disso, a pessoa deve ter cuidado com as bebidas.

Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Não importa o lugar do mundo, as festas de fim de ano são sempre marcadas por comemorações e refeições fartas com receitas que fogem da rotina alimentar que, muitas vezes resultam em aumento de peso. Mesmo em tempo de pandemia, as famílias mais íntimas se reunirão para as festas de final de ano, mantendo a segurança. 

Mas é possível não engordar durante as festividades?

Quem afirma ser possível é o cirurgião bariátrico e metabólico Antelmo Sasso Fin, que também diz que passar momentos agradáveis com pessoas que se ama é excelente, mas o que acontece na maioria das vezes, é a celebração em torno da mesa com almoços e jantares, comidas e bebidas, além da mudanças de hábitos que nem sempre contribue para uma dieta saudável.

“Recomendo que as pessoas que não querem engordar e pacientes bariátricos tenham calma e controle para a manutenção da boa forma e da saúde. Um bom começo é evitar alimento com alto teor de gordura, consumir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia e o principal: manter a rotina alimentar”, orienta o especialista.

É muito importante mastigar bem os alimentos, desde as primeiras garfadas, para que a saciedade seja estimulada no início das refeições. Antelmo também diz que o tamanho das porções alimentares deve receber atenção especial.“Não se deve encher demais o prato com comida e pense duas vezes antes de repetir. É preciso dar tempo para que o cérebro perceba a saciedade”.

O médico ainda alerta que a prática de exercícios físicos deve continuar no final do ano, além disso, a pessoa deve ter cuidado com as bebidas. “Recomenda-se dar preferencia à água e sucos naturais. Quanto mais a pessoa puder evitar consumir bebidas alcoólicas é melhor porque são calorias vazias, ou seja, engordam e não saciam. Mantenha o ânimo e aproveite as festas”, diz. 

Últimas