Folha Vitória E-sports: projeto de lei quer regulamentar esporte eletrônico no Espírito Santo

E-sports: projeto de lei quer regulamentar esporte eletrônico no Espírito Santo

O intuito da proposta que será votada na Assembleia Legislativa é dar mais importância ao esporte eletrônico, bem como integrar os participantes ao grupo de atletas do Estado

Folha Vitória
Foto: Divulgação/Riot Games
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A prática dos esportes eletrônicos (e-sports) no Estado terá novidades. Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um Projeto de Lei (PL) que fomenta a prática da modalidade, bem como regulamenta os praticantes da atividade como atletas.

Segundo o PL, com a regulamentação do esporte, os atletas terão mais oportunidades para que haja uma legislação, conforme acontece em outras modalidades esportivas. O PL ainda ressalta que o Estado do Espírito Santo reconhece como fomentadora da atividade esportiva a Confederação, Federação, Liga e entidades associativas que normatizam a prática e-sport.

Além disso, o dia 24 de junho ficará instituído como o “Dia Estadual do Esporte Eletrônico”. A data marca a fundação da empresa Atari, uma das principais responsáveis pela popularização dos vídeo games.

A autoria do projeto é do deputado estadual Emílio Mameri (PSDB-ES). De acordo com o deputado, a proposta também vai ser importante para ajudar a potencializar uma melhor relação entre os atletas. 

"O esporte virtual, bem como qualquer outra prática esportiva, tem a capacidade de fomentar a boa convivência humana e o desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes. Regulamentando-o, estaremos potencializando essas capacidades e dando a oportunidade para que os atletas possam ter uma legislação como nos demais esportes.

O crescimento do e-sport no Brasil nos motivou a regulamentar e incentivar a prática aqui no Espírito Santo", ressaltou. Agora o Projeto de Lei vai tramitar nas comissões dos outros deputados dentro da Assembleia Legislativa.

MODALIDADE

Os e-sports ou esportes eletrônicos referem-se a competições de jogos eletrônicos nas quais os atletas, que fazem parte de uma estrutura profissional, são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV. Quatro pilares fazem a engrenagem dos eSports rodar: os jogadores, as empresas de games eletrônicos, as ligas e as plataformas de streaming.

Últimas