Folha Vitória Eleições: Barroso fala sobre atraso na divulgação dos resultados e garante: 'não há risco de fraude'

Eleições: Barroso fala sobre atraso na divulgação dos resultados e garante: 'não há risco de fraude'

O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no domingo (15)

Folha Vitória
Foto: TSE | Coletiva
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, realiza uma coletiva na noite desta segunda-feira (16) para falar sobre o resultado do primeiro turno das eleições municipais de 2020. 

"Apesar da chateação que nós tivemos, conseguimos divulgar o resultado final das eleições no mesmo dia. Isso é extraordinário. Uma eleição que teve mais de 110 milhões de eleitores ter o resultado divulgado na mesma noite. É bem verdade que a sociedade brasileira se acostumou com uma divulgação 4 ou 5 horas depois e nós levamos um pouco mais de tempo", afirmou. 

Barroso garantiu ainda que não há risco de fraude e explicou como funciona a apuração e o processamento de dados. 

"Os resultados tiveram a mais absoluta integridade. Não há risco de fraude no sistema eleitoral brasileiro. O TSE só faz a totalização, o resultado das eleições sai da própria urna, imediatamente após o término da votação. Portanto, para quem gosta de voto impresso, vamos passar a distribuir esse resultado que sai da urna e que é acessível à qualquer pessoal, que é afixado do lado de fora da sessão eleitoral e entregue em cópias. Toda urna divulga, de forma impressa, ao final do horário de votação, às 17h, os resultados, quantos votos teve cada candidato naquela urna. A partir daí, os candidatos têm acesso a esses dados e a população tem acesso a esses dados, de modo que, imaginar que um atraso de 2h30 na contabilização possa repercutir sob o resultado, é simplesmente não lidar com a realidade. A realidade sai da urna e esses dados são enviados para a totalização", explicou.     

Em breve mais informações

Últimas