Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleições: número de abstenções e votos nulos no ES foi maior no 2º turno; 21 urnas foram substituídas

No total, foram 2.091 urnas eletrônicas neste Segundo Turno. Dessas, 21 precisaram ser substituídas durante a votação

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais de um milhão e quinhentos capixabas foram às urnas neste domingo (29) em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica para escolher entre os candidatos que disputaram o Segundo Turno das Eleições 2020. Durante coletiva realizada nesta noite, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Samuel Brasil, parabenizou os prefeitos eleitos nos quatro municípios e apresentou um balanço das eleições. 

"Quero parabenizar o povo capixaba, os eleitores que compareceram às urnas, se dedicaram e escolheram seus representantes. Precisamos conhecer e trabalhar com nossas preferenciais. Aquele que ganhar, vai governar o município para quem votou nele e quem não voltou, ele representa a pluralidade e a maioria dos eleitores. Eu gostaria de parabenizar todos que foram eleitos e desejar muito sucesso na condução de seus respectivos municípios", destacou.

No total, foram 2.091 urnas eletrônicas neste Segundo Turno. Dessas, 21 precisaram ser substituídas durante a votação. Sobre as abstenções, o presidente do TRE-ES destacou que houve um ligeiro aumento, já que no Primeiro Turno o número ficou em 25% e agora, no Segundo Turno, a porcentagem foi de 29,4%. Em relação aos votos nulos, no primeiro turno o percentual foi de 5,6%. No segundo turno, o número foi de 5,18%. 

"Neste ano estamos em uma situação excepcional. É difícil escolher parâmetro para saber se o número de abstenção poderia ser comparado, porque nunca tivemos uma situação como essa da pandemia. Qualquer numero de abstenção, por menor que ele seja, não é desejável. O desejo da Justiça Eleitoral é que cada cidadão possa comparecer e escolher livre e espontaneamente o seu candidato. Por isso procuro sempre estimular a participação de todos na votação", afirmou.

Continua após a publicidade

BALANÇO DA SESP

No total, 12 pessoas foram detidas e oito ocorrências de crimes eleitorais registradas durante o segundo turno das Eleições 2020 no Espírito Santo, que aconteceu neste domingo (29). Duas pessoas foram detidas na Serra por boca de urna e cinco por vias de fato. 

Em Vila Velha, uma pessoa foi detida, também por boca de urna e, em Cariacica, foram 4 detidos pelo mesmo motivo. Diferente do que ocorreu no primeiro turno, desta vez, não houve detenção de candidatos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.