Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresário e ex-PM são presos no ES ao tentar enviar cocaína para a Europa em chapas de granito

Os presos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas e serão encaminhados ao CDP de Cachoeiro de Itapemirim

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Um empresário e um ex-policial militar foram presos em flagrante em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, enquanto tentavam enviar 350 kg de cocaína pura para a Bélgica em meio a chapas de granito. 

A ação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim, foi deflagrada na noite de quarta-feira (06), e o entorpecente foi apreendido no momento em que era descarregado de uma carreta bitrem, na localidade de Morro Grande. 

Segundo o superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho, a investigação começou há cerca de três meses, com a apuração de roubos de cargas registrados no município.

Leia também: VÍDEO | Operação contra pesca ilegal é realizada pela Interpol no litoral de Linhares e Aracruz

Publicidade

 “A Deic vem trabalhando nessa apuração e os levantamentos acabaram trazendo outras informações à tona. Nessa quarta, com a informação de que haveria uma transação suspeita na região de Morro Grande, os policiais realizaram uma campana e flagraram o momento em que a droga era retirada da carreta”, relatou. 

O titular da Deic de Cachoeiro de Itapemirim e responsável pela investigação, delegado Rafael Amaral, afirmou que o empresário de 34 anos, morador de Cachoeiro, assumiu que foi o responsável por intermediar o envio. 

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O ex-policial militar de 44 anos, morador de Linhares, e expulso da PMES por associação ao tráfico de drogas, também confessou sua participação e explicou que o entorpecente seria enviado 'camuflado' em chapas de granito. 

"Ele explicou que a cocaína seria enviado para a Bélgica, escondido em chapas de granito que foram serradas e, posteriormente, seriam lacradas com chapas inteiras, para camuflar a droga, e embarcadas em contêineres em um porto de Vitória”, explicou o delegado Rafael Amaral. 

Publicidade

Os presos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas e serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim. 

Como os policiais efetuaram a prisão em flagrante

Por volta das 19h30 de quarta-feira (06), enquanto realizavam a campana, os policiais visualizaram uma carreta bitrem descarregada, ocupada apenas pelo motorista, entrando em um galpão onde funciona a serraria de uma marmoraria, na localidade de Morro Grande e, em seguida, um veículo com dois ocupantes.

Depois de algum tempo, o motorista da carreta passou a "desmontar" parte da carroceria, e junto com os outros dois homens, passou a retirar diversos pacotes que estavam em um fundo falso da carreta, colocando-os no porta malas do veículo branco. Neste momento, os policiais entraram no galpão e deram voz de prisão.

“Quando verificamos o carregamento, constatamos que tratava-se de cocaína. Eram 350 pacotes, de aproximadamente um quilo cada um. O homem que conseguiu fugir era o motorista da carreta, que já está identificado”, disse o titular da 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, delegado Romulo Carvalho Neto.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que operação demonstra a importância da investigação e do serviço de inteligência. 

“Esta é uma apreensão robusta realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo, que demonstra a importância da investigação e do serviço de inteligência. A investigação policial é sigilosa, às vezes demanda tempo, e tem que ser assim, para que ocorra o verdadeiro combate à criminalidade, com o desmantelamento de organizações criminosas e prisões qualificadas. A Polícia Civil vem trabalhando com inteligência e ações integradas, e o resultado são ações como esta”, disse. 

Automóveis, dinheiro e celulares apreendidos

Além da droga, foram apreendidos dois automóveis, um caminhão trator e os respectivos reboques, pequena quantidade de dinheiro e aparelhos telefônicos.

 O entorpecente será encaminhado para incineração. A investigação segue em andamento, para responsabilização de toda organização criminosa. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.