Empresas investem 50% a 65% no setor de compras

Para que a área de compras tenha resultados positivos é essencial ter boas práticas em diversos processos que cercam as empresas.

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O setor de compras em uma empresa tem um alto impacto nos custos. Dados fornecidos pelos EUA e Europa auxiliam na compreensão da importância do tema pelas organizações. São investidos no setor de 50% a 65% da receita de vendas em compras de materiais e serviços de fornecedores da corporação (COUSINS; SPEAKMAN, 2003; MOSCHURIS, 2008; MONCZKA, 2009).

A área de compras precisa organizar bem suas ações para ser produtivo e realizar bons negócios para a empresa. Por isso é importante saber destas informações na hora de realizar um bom abastecimento de materiais.

Informações que impactam nas compras das empresas 

Recentemente, a Federação das Empresas Suíças (Economiesuisse), realizou uma pesquisa com 237 empresas e indicou que 80% dessas organizações apontaram que o fechamento de portos em diversas partes do mundo dificultou os negócios. 

Por isso, a previsão é de abastecimento se faz como ponto crucial, visto que o mundo sofreu impacto de forma avassaladora por conta da pandemia. Sendo assim, uma das principais informações que se necessita dispor na hora da compra é em relação ao estoque. É essencial saber bem o quanto de mercadoria está disponível dentro da empresa para repor quando for necessário ou estimular as vendas dos produtos que não saíram. Para isso, é importante que a empresa tenha um sistema integrado de monitoramento. 

O setor de finanças também necessita de atenção, já que o dinheiro utilizado nas compras deve estar garantido. Informações referentes ao prazo de entrega também são fundamentais, ainda mais quando a empresa faz aquisições dos diversos materiais e um depende do fornecedor para que o seu produto final fique pronto. 

Atentar-se a qualidade do fornecedor influencia no negócio
 
Verificar a idoneidade do fornecedor, pesquisando sobre ele e, se possível, alguns testes para verificar se a mercadoria é entregue no prazo que estipulado. Observar a empresa dele emite nota e reúne as informações fiscais pode evitar surpresas na hora de realizar os pagamentos. 
 
Combinar com o fornecedor ou vendedor como será a política de trocas, devoluções e conserto de produtos também são pontos de atenção. Tudo o que ficar acertado antes pode evitar dores de cabeça e correria com os clientes depois. 
 
Por último, é importante combinar exatamente com o fornecedor as condições de pagamento. Para isso, também é significativo estar afinado com o departamento financeiro da empresa e saber as condições e prazos ideais de pagamento. 

Para que as empresas possam evoluir os resultados na área de compras, se atentar a situações como, planejamento orçamental, se tornando essencial para o departamento de compras. Por isso, o ideal é ter um sistema que ajude a mensurar os gastos e outras informações relevantes, para que as compras estejam sempre dentro do orçamento da empresa. 

Em resumo, é recomenda-se que as empresas encontrem fornecedores ideais com os produtos que melhor cabem no quesito custo benefício, reunindo o máximo possível de informações e analisar as previsões orçamentais para abastecimento além de ter planejamento de entrega estipulados. Comparar os serviços oferecidos, os preços, o prazo de entrega, a qualidade dos produtos e o que mais for necessário, será determinante para escolher parceiros de longo prazo. 

Últimas