Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem 2021: inscrições terminam nesta quarta-feira. Veja como fazer a sua!

As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Termina nesta quarta-feira (14), às 23h59, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 19 de julho.

Como fazer a inscrição no Enem 2021?

Primeiro, os estudantes deverão fazer um cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Feito isso, basta acessar a Página do Participante para iniciar a inscrição.

Quem já está cadastrado no portal gov.br pode ir direto para a Página do Participante.

Publicidade

A inscrição do Enem 2021 é dividida em etapas:

1) Informe os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, cor/raça entre outros;

Publicidade

2) Informe onde deseja fazer a prova;

3) Necessidade de atendimento especializado;

Publicidade

4) Opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);

5) Escolaridade;

6) Preencha o questionário socioeconômico;

7) Número de celular e e-mail para contato;

8) Escolha entre a versão impressa ou digital da prova;

9) Gere o boleto, se não for isento.

Taxa de inscrição 

A taxa de inscrição do Enem 2021 é de R$ 85, mesmo valor do ano passado, e poderá ser paga até o dia 19 de julho em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários e agências dos Correios.

Isenção da taxa

Os candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição estão dispensados do pagamento. Os pedidos foram enviados entre 17 e 28 de maio, e o resultado foi divulgado no dia 9 de junho.

Enem digital

No caso do Enem Digital, poderão participar apenas os estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano. Os chamados treineiros só podem fazer a prova impressa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 101.100 vagas para o Enem Digital 2021, mesma quantidade da edição anterior. As provas digitais serão aplicadas em 110 cidades de todos os estados e Distrito Federal.

Atendimento especializado

Durante a inscrição, é possível solicitar atendimento especializado no Enem. O benefício é voltado para pessoas com deficiências auditiva, visual, física ou mental, pessoas com discalculia, autismo, dislexia ou déficit de atenção, além de gestantes, lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar.

Diferentemente da edição do ano passado, o Enem 2021 permitirá que participantes da prova digital solicitem atendimento especializado. As opções de acessibilidade são: tradutor-intérprete de LIBRAS, prova com letra ampliada ou superampliada, tempo adicional e sala de fácil acesso.

Os interessados em fazer a prova impressa também podem solicitar prova em braile, videoprova em LIBRAS, uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.