Folha Vitória Enem 2021 traz mudanças de trânsito e esquema especial de segurança no ES

Enem 2021 traz mudanças de trânsito e esquema especial de segurança no ES

Vitória cancelo a Rua de Lazer neste domingo (28) e a Polícia Militar colocou 700 agentes para atuar nos locais próximos às escolas que aplicarão a prova

Foto: Leitor / Folha Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Por causa do segundo dia de provas do Enem 2021 e o aumento da mobilidade de pessoas nas ruas em todo o Estado, algumas cidades prepararam esquema especial de trânsito. A prova do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em 230 escolas no Espírito Santo.

A Prefeitura de Vitória suspendeu a Rua de Lazer da Avenida Dante Michelini (Praia de Camburi) e da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Centro), neste domingo (28).  Já as ciclofaixas estarão funcionando normalmente. A medida foi para garantir melhores condições de fluxo no trânsito nas vias da capital.

Já a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) disponibilizará 25 ônibus extras nos terminais de integração para atender um eventual aumento de demanda de alguma linha, por conta das provas.

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informou que a Guarda Civil Municipal vai contar com agentes dando apoio durante o Enem nos seguintes locais de prova: Faculdade Estácio de Sá (Jardim Camburi); EEEM Renato Pacheco (Jardim Camburi); EMEF Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro); EMEF Suzet Cuendet (Maruípe); e EMEF Maria Leonor Pereira (Santa Lúcia).

Já os agentes de Trânsito estarão na Estácio de Sá (Jardim Camburi), na FAESA (Ilha de Monte Belo) e no Salesiano (Forte São João).

Em Vila Velha, as provas serão aplicadas em oito escolas. Nelas, haverá apoio dos guardas municipais. São elas: UMEF Prof Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), Soteco; UMEF Irmã Feliciana Garcia,. Ilha dos Ayres; UMEF Marina Barcellos Silveira, Araçás; UMEF Maria Luiza dos Santos Vellozo, Guaranhuns; UMEF Mikeil Chequer,. Boa Vista II; UMEF Antônio Bezerra de Farias, Vila Garrido; UMEF Profª Nice de Paula A. Sobrinho, Boa Vista II; UMEF Rubem Braga, Boa Vista I.

Segurança

Ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais realizarão a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. Mais de 230 escolas vão receber alunos e a logística de transporte dos materiais vai ser feita pelos Correios, com escolta da PMES na saída do centro de distribuição para os locais de prova e no retorno dos exames ao local de depósito.

Em relação às questões de trânsito, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) vai realizar os trabalhos de orientação nos locais em que atua. Nas localidades onde o tráfego de veículo é municipalizado, esse trabalho vai ficar a cargo das Guardas Municipais.

A Sesp contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), que estará aberto para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência, visando a garantir a realização segura da prova.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, informou que Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil do Espírito Santo e Guardas Municipais vão atuar em conjunto com o governo federal, para oferecer segurança não só dos locais onde os exames serão aplicados, mas também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.

Últimas