Folha Vitória Enem começa para mais de 58 mil candidatos no ES

Enem começa para mais de 58 mil candidatos no ES

Neste domingo, os participantes fazem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação

Folha Vitória
Foto: Fernanda Batista/TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os portões de todos os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se fecharam às 13h em ponto em todo o Brasil e a prova teve início às 13h30 para os mais de 58 mil candidatos inscritos no Espírito Santo.

Por volta de meio dia, a movimentação se iniciou nos locais de prova. Os candidatos precisaram levar as sombrinhas e guarda-chuvas por conta da chuva que atinge a Grande Vitória neste domingo (21).

A movimentação foi intensa em faculdades e escolas de Vitória. Na Avenida Vitória, região onde se encontram diversos locais de prova, o fluxo intenso de veículos provocou congestionamento no trânsito. 

Alguns participantes precisaram descer dos carros e seguirem andando por alguns metros para conseguirem entrar nos locais de prova.

Enem 2021

No Espírito Santo, 58.590 estudantes se inscreveram para fazer o exame. Neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação.

A partir do momento em que o aplicador autorizar o início das provas, os candidatos terão 5h30. No outro domingo (28), os estudantes terão 4h30 para responder as questões de Matemática e Ciências da Natureza. 

Os locais da prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas no Ensino Superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), e serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Circulação dos ônibus

Nos dias das provas, a circulação dos ônibus do Transcol será reforçada na Grande Vitória. De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), 25 ônibus extras ficarão à disposição nos terminais de integração para atender a um eventual aumento de demanda de alguma linha.

Trânsito

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou o plano operacional para os dias 21 e 28 de novembro, quando ocorreram a aplicação do Enem.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), segundo a Sesp, vai orientar a população. Nas regiões onde o tráfego de veículo é municipalizado, o trabalho será realizado pelas Guardas Municipais.

Distribuição das provas

Ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais vão realizar a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. Mais de 230 escolas vão receber alunos no Estado.

A logística de transporte dos materiais será realizada pelos Correios, com escolta da Polícia Militar do Espírito Santo, na saída do centro de distribuição para os locais de prova e no retorno dos exames ao local de depósito.

Segurança

Durante os dois finais de semana, a Sesp irá contar com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E) para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência com o objetivo de garantir a realização segura da prova.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, disse que Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e guardas municipais atuarão em conjunto com o Governo Federal para garantir a segurança dos locais de prova, como também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.

“Nossas forças de segurança vão trabalhar integradas com o Governo Federal, com o objetivo de garantir a segurança na realização do exame mais importante do ano para os nossos jovens. Para isso, estaremos em monitoramento em tempo real com o nosso Centro de Comando e Controle, que engloba representantes de todas as instituições”, disse.

Apoio

O planejamento da Sesp também foi realizado com a participação de instituições, como a EDP Escelsa, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), entre outros órgãos com o objetivo de garantir uma realização segura da aplicação das provas do Enem.

Últimas